Ambientes virtuais de aprendizagem: limitações digitais dos professores em época de pandemia do Covid-19
Abstract:
Considerando-se a pandemia do Covid-19 torna-se mais emergente a necessidade de redesenhos do processo de trabalho docente: de um formato preponderantemente presencial para o formato home office e por consequência a intensificação na utilização das tecnologias da informação e comunicação. O presente artigo objetiva compreender, através das percepções de professores, as limitações digitais que aparecem como dificultadoras para a utilização das tecnologias da informação e comunicações, durante o período de trabalho home office, ocasionado pela pandemia do Covid-19. A base conceitual que baliza o estudo é de Bellini et al. (2010) que aborda as três dimensões da limitação digital: a limitação de acesso, a limitação cognitivo-informacional e a limitação comportamental. Para isso, procedeu-se uma pesquisa diagnóstico, exploratória e qualitativa, através de entrevistas com quatorze professores que são pesquisadores especialistas na área da educação a distância. A partir da análise dos registros das entrevistas, foram identificadas noventa limitações digitais, que foram organizadas conforme as três dimensões da limitação digital. Por fim, a partir da discussão dos resultados o estudo propõe um modelo teórico.