dc.contributor.author |
Novello, Tanise Paula |
|
dc.contributor.author |
Pereira Junior, Errol Fernando Zepka |
|
dc.contributor.author |
Ribeiro, Nathalia Fehlberg |
|
dc.date.accessioned |
2020-09-11T19:30:08Z |
|
dc.date.available |
2020-09-11T19:30:08Z |
|
dc.date.issued |
2020 |
|
dc.identifier.citation |
NOVELLO, Tanise Paula; PEREIRA JUNIOR, Errol Fernando Zepka; RIBEIRO, Nathalia Fehlberg. Ambientes virtuais de aprendizagem: limitações digitais dos professores em época de pandemia do Covid-19. In: I Simpósio nacional de estratégias e multidebates da educação – SEMEDUC, 1. Online. Anais eletrônicos, 2020. 1-11. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.furg.br/handle/1/8912 |
|
dc.description.abstract |
Considerando-se a pandemia do Covid-19 torna-se mais emergente a necessidade de
redesenhos do processo de trabalho docente: de um formato preponderantemente presencial para o formato home office e por consequência a intensificação na utilização das tecnologias da informação e comunicação. O presente artigo objetiva compreender, através das percepções de professores, as limitações digitais que aparecem como dificultadoras para a utilização das tecnologias da informação e comunicações, durante o período de trabalho home office, ocasionado pela pandemia do Covid-19.
A base conceitual que baliza o estudo é de Bellini et al. (2010) que aborda as três dimensões da limitação digital: a limitação de acesso, a limitação cognitivo-informacional e a limitação comportamental. Para isso, procedeu-se uma pesquisa diagnóstico, exploratória e qualitativa, através de entrevistas com quatorze professores que são pesquisadores especialistas na área da educação a distância. A partir da análise dos registros das entrevistas, foram identificadas noventa limitações digitais, que foram organizadas conforme as três dimensões da limitação digital. Por fim, a partir da discussão dos resultados o estudo propõe um modelo teórico. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.rights |
open access |
pt_BR |
dc.subject |
Limitações digitais |
pt_BR |
dc.subject |
Ambiente virtual de aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Professores |
pt_BR |
dc.subject |
Pandemia |
pt_BR |
dc.subject |
Covid-19 |
pt_BR |
dc.title |
Ambientes virtuais de aprendizagem: limitações digitais dos professores em época de pandemia do Covid-19 |
pt_BR |
dc.type |
conferenceObject |
pt_BR |