Abstract:
As praias arenosas são ambientes presentes nas zonas costeiras ao redor do mundo, e
constituem palco para diversas atividades com destaque para o turismo. O turismo e o
desenvolvimento urbano nas áreas adjacentes as praias são responsáveis pelas principais
pressões as quais o ambiente está submetido, e se não forem planejados podem degradar o
ambiente e os serviços ecossistêmicos que ele fornece. A Praia do Cassino, localizada no
município de Rio Grande – RS, é décima praia mais extensa do mundo. Nos meses de verão a
quantidade de habitantes nesse balneário aumenta significativamente, exacerbando os
problemas já existentes como a falta de esgotamento sanitário e o trânsito de veículos na beira
da praia. O trânsito de veículos na praia faz parte da cultura de uso de praia dos usuários do
Cassino, e ocorre desde a chegada dos primeiros carros à cidade, porém atualmente o número
de veículos que trafegam no ambiente, a área que a atividade abrange e o período em que ela
ocorre vêm aumentando expressivamente. A metodologia utilizada neste trabalho objetivou
diagnosticar e formular recomendações para o trânsito de veículos na Praia do Cassino, com
base na capacidade de carga, percepção social dos usuários da orla, ocupação praial e
entrevistas com os atores envolvidos na gestão da faixa de praia desse Balneário. A análise da
percepção social mostrou que os usuários da praia desejam uma melhor organização do
trânsito, e tem consciência de que essa atividade pode trazer danos para a natureza e para as
pessoas. Na avaliação da capacidade de carga foram criados oito cenários, sendo que o
considerado ideal possuiu uma capacidade de carga de 3.631 veículos estacionados de forma
organizada. Através da análise da ocupação praial foi observado que a capacidade de carga da
praia já foi extrapolada, e os setores mais densamente utilizados são o “Terminal Turístico” e
a “Área das Bases”. Com os resultados foi possível formular recomendações para a gestão do
trânsito de veículos na beira da praia, e evidenciou-se a necessidade de um planejamento das
atividades que ocorrem na praia. Esse planejamento deve ser realizado considerando a
totalidade do ambiente e suas inter-relações, bem como as necessidades dos usuários.
Sandy beaches are environments present in coastal areas around the world, and are stage for
various activities, with emphasis on tourism. The tourism and urban development in adjacent
areas of the beaches are responsible for the main pressures which the environment is
subjected to, and if not correctly planned it can degrade the environment and the ecosystem
services it provides. The Cassino beach located in Rio Grande - RS is the tenth longest beach
in the world, and in the summer months the number of inhabitants in the resort increases
significantly, exacerbating existing problems such as lack of sanitation and vehicular traffic
on the beach. The traffic on the beach is part of the culture of beach use by users of the
Casino, and occurs since the arrival of the first cars to city, but currently the number of
vehicles that travel on the environment, the area that covers the activity and the period in
which it occurs are increasing significantly. The methodology used in this work aims to
diagnose and make recommendations for transit of vehicles at Cassino Beach, based on the
carrying capacity, social perception of users of the beach, the beach occupancy and interviews
with the actors involved in the management of the sand strip of the Resort Cassino. The
analysis of social perception showed that beach users want a better traffic organization, and
they’re aware that the activity may be harmful for nature and people. In carrying capacity
eight scenarios were created, and the one considered ideal possessed a carrying capacity of
3,631 vehicles parked in an organized manner. Through beach occupancy was observed that
the carrying capacity of the beach has been extrapolated, and the most densely regions used
are the Terminal Turístico and Área das Bases. The results made it possible to formulate
recommendations for the management of traffic on the beach, and evidenced the need for
planning the activities that occur on the beach, taking account the totality of the environment
and their inter-relations and the needs of users.