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dc.contributor.advisor Tagliani, Paulo Roberto Armanini
dc.contributor.author Adélio, Janaína Paraguaçu
dc.date.accessioned 2020-09-12T17:56:53Z
dc.date.available 2020-09-12T17:56:53Z
dc.date.issued 2014
dc.identifier.citation ADÉLIO, Janaína Paraguaçu. Subsídios para um plano de gestão do trânsito de veículos na praia do Cassino, Rio Grande – RS. 2014. Dissertação (Mestrado em Gerenciamento Costeiro) – Instituto de Oceanografia, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, RS. 2014 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/8918
dc.description.abstract As praias arenosas são ambientes presentes nas zonas costeiras ao redor do mundo, e constituem palco para diversas atividades com destaque para o turismo. O turismo e o desenvolvimento urbano nas áreas adjacentes as praias são responsáveis pelas principais pressões as quais o ambiente está submetido, e se não forem planejados podem degradar o ambiente e os serviços ecossistêmicos que ele fornece. A Praia do Cassino, localizada no município de Rio Grande – RS, é décima praia mais extensa do mundo. Nos meses de verão a quantidade de habitantes nesse balneário aumenta significativamente, exacerbando os problemas já existentes como a falta de esgotamento sanitário e o trânsito de veículos na beira da praia. O trânsito de veículos na praia faz parte da cultura de uso de praia dos usuários do Cassino, e ocorre desde a chegada dos primeiros carros à cidade, porém atualmente o número de veículos que trafegam no ambiente, a área que a atividade abrange e o período em que ela ocorre vêm aumentando expressivamente. A metodologia utilizada neste trabalho objetivou diagnosticar e formular recomendações para o trânsito de veículos na Praia do Cassino, com base na capacidade de carga, percepção social dos usuários da orla, ocupação praial e entrevistas com os atores envolvidos na gestão da faixa de praia desse Balneário. A análise da percepção social mostrou que os usuários da praia desejam uma melhor organização do trânsito, e tem consciência de que essa atividade pode trazer danos para a natureza e para as pessoas. Na avaliação da capacidade de carga foram criados oito cenários, sendo que o considerado ideal possuiu uma capacidade de carga de 3.631 veículos estacionados de forma organizada. Através da análise da ocupação praial foi observado que a capacidade de carga da praia já foi extrapolada, e os setores mais densamente utilizados são o “Terminal Turístico” e a “Área das Bases”. Com os resultados foi possível formular recomendações para a gestão do trânsito de veículos na beira da praia, e evidenciou-se a necessidade de um planejamento das atividades que ocorrem na praia. Esse planejamento deve ser realizado considerando a totalidade do ambiente e suas inter-relações, bem como as necessidades dos usuários. pt_BR
dc.description.abstract Sandy beaches are environments present in coastal areas around the world, and are stage for various activities, with emphasis on tourism. The tourism and urban development in adjacent areas of the beaches are responsible for the main pressures which the environment is subjected to, and if not correctly planned it can degrade the environment and the ecosystem services it provides. The Cassino beach located in Rio Grande - RS is the tenth longest beach in the world, and in the summer months the number of inhabitants in the resort increases significantly, exacerbating existing problems such as lack of sanitation and vehicular traffic on the beach. The traffic on the beach is part of the culture of beach use by users of the Casino, and occurs since the arrival of the first cars to city, but currently the number of vehicles that travel on the environment, the area that covers the activity and the period in which it occurs are increasing significantly. The methodology used in this work aims to diagnose and make recommendations for transit of vehicles at Cassino Beach, based on the carrying capacity, social perception of users of the beach, the beach occupancy and interviews with the actors involved in the management of the sand strip of the Resort Cassino. The analysis of social perception showed that beach users want a better traffic organization, and they’re aware that the activity may be harmful for nature and people. In carrying capacity eight scenarios were created, and the one considered ideal possessed a carrying capacity of 3,631 vehicles parked in an organized manner. Through beach occupancy was observed that the carrying capacity of the beach has been extrapolated, and the most densely regions used are the Terminal Turístico and Área das Bases. The results made it possible to formulate recommendations for the management of traffic on the beach, and evidenced the need for planning the activities that occur on the beach, taking account the totality of the environment and their inter-relations and the needs of users. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Praia do Cassino pt_BR
dc.subject Trânsito de veículos em praias pt_BR
dc.subject Capacidade de Carga pt_BR
dc.subject Percepção Social pt_BR
dc.subject Ocupação Praial pt_BR
dc.subject Cassino Beach pt_BR
dc.subject Beach traffic pt_BR
dc.subject Carrying Capacity pt_BR
dc.subject Social Perception pt_BR
dc.subject Beach Occupancy pt_BR
dc.title Subsídios para um plano de gestão do trânsito de veículos na praia do Cassino, Rio Grande – RS pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR


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  • IO – Mestrado em Gerenciamento Costeiro - (Dissertações)
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