Abstract:
Infância; Revolta; Morte; Eternidade. Imagens que representam o maior de todos os anseios do homem: o Tempo. Plurívoco na poética de Mario Quintana, as relações com essa entidade serão reveladas, nesta tese, a partir da leitura das obras A rua dos Cataventos (1940), Apontamentos de História Sobrenatural (1976), Esconderijos do Tempo (1980), Baú de Espantos (1986), Preparativos de Viagem (1987) e A cor do invisível (1989). À luz dos estudos do Imaginário, notadamente com as reflexões de Gaston Bachelard, Gilbert Durand, Jean Burgos, Mircea Eliade e Octavio Paz, a exegese dessa produção compreenderá o processo de (re)imaginação de um sujeito lírico que intenta (re)inventar-se. À medida que constrói - pedra a pedra - a pirâmide da sua vida, ele desperta memórias, reinvenções, medo, revolta, evasão e conciliação com o Tempo num universo onírico. Só assim esse ser aéreo de Quintana poderá alcançar a libertação material para atingir a plenitude do seu voo: viver o eterno retorno.
Infancy; Revolt; Death; Eternity. Images that represent the greatest of all man's longings: Time. Plurivocal in the poetics of Mario Quintana, the relations with this entity will be revealed in this thesis, from the reading of the works A rua dos Cataventos (1940), Apontamentos de História Sobrenatural (1976), Esconderijos do Tempo (1980), Baú de Espantos (1986), Preparativos de Viagem (1987) e A cor do invisível (1989). In the light of the Imaginary studies, notably with Gaston Bachelard, Gilbert Durand, Jean Burgos, Mircea Eliade and Octavio Paz’s reflexions, the exegesis of this production will address the process of (re) imagination of a lyrical subject who attempts to (re) invent himself. As he builds - stone by stone - the pyramid of his life, he arouses memories, reinventions, fear, revolt, evasion and conciliation with Time in a dream universe. Only in this way this aerial being from Quintana will be able to achieve material liberation to reach the fullness of his flight: to live the eternal return.