Abstract:
Este artigo visa a analisar a poesia de Ana Cristina Cesar. Para tanto, será refletido, na primeira parte,
sobre a produção literária de autoria feminina, problematizando o uso disseminado do termo “literatura
feminina”, o qual limita a escrita a estereótipos não reais; a seguir, um panorama sobre a vida e as opiniões
de Ana Cristina Cesar irá nos levar a conhecer quem é a autora estudada. Na segunda parte, a poesia,
inclusive a marginal – geração de 1970-1980, da qual a poeta estudada faz parte – será caracterizada. As-
sim, como referenciais serão utilizadas as teorizações de Robert Ponge, Carlos Reis e Heloísa Buarque de
Hollanda. Ao fim, será feita a análise dos poemas “16 de junho”, “Cabeceira” e “Samba-canção”, os quais
são marcantes pela diferença e força que exercem na produção de Ana C.
This article aims to analyze the poetry of Ana Cristina Cesar. To do so, it will be reflected, in the first
part, about the literary production of female authorship, problematizing the widespread use of the term
“female literature”, which limits writing to non-real stereotypes; then a panorama about the life and opin-
ions of Ana Cristina Cesar will lead us to know who is the author studied. In the second part, the poetry,
including the marginal – generation of 1970-1980, of which the poet studied is – will be characterized.
As reference will be used Robert Ponge, Carlos Reis and Heloísa Buarque de Hollanda. At the end, the
poems “16 de junho”, “Cabeceira” and “Samba-canção” will be analyzed, which are marked by the dif-
ference and force they exert in the production of Ana C.