Abstract:
O presente trabalho visa analisar aspectos referentes ao espaço na obra Becos da
Memória (2017), da autora Conceição Evaristo. Entende-se aqui que a favela, lugar em que o
romance é ambientado, ocupa papel de fundamental importância na construção de tal narrativa,
agindo na representação das personagens negras na escrita de Evaristo. Esse espaço-favela é
lugar tanto de pertencimento quanto de trânsito dos indivíduos, reforçando a ideia de que os
espaços por onde os sujeitos passam são organizados tendo como base suas experiências e
trocas com o seu corpo. Nesse sentido, ao dar voz ao “espaço-favela” faz-se o movimento de
descentralização, retirando o véu que cobriu os sujeitos marginalizados, dando, assim, voz às
diferenças. Tais reflexões serão realizadas a partir de apontamentos de importantes teóricos
como Luis Alberto Brandão (2013) e Paul Ricoeur (2003) que pensam o espaço como elemento
de uma história, fundamento de caráter inseparável ao indivíduo narrado.
The present work aims to analyze aspects related to the space in Becos da Memória
(2017), by the author Conceição Evaristo. It is understood here that the favela, place where the
novel is set, occupies role of fundamental importance in the construction of such narrative,
acting in the representation of the black personages in the writing of Evaristo. This favela space
is a place of both belonging and transit of individuals, reinforcing the idea that the spaces where
the subjects pass are organized based on their experiences and exchanges with their body. In
this sense, giving voice to the “space-favela” is the movement of decentralization, removing
the veil that covered marginalized subjects, thus giving voice to differences. Such reflections
will be carried out from notes by important theorists such as Luis Alberto Brandão (2013) and Paul Ricoeur (2003) who think of space as an element of a story, a foundation of character inseparable from the narrated individual.