O espaço que somos: as relações entre a favela e a construção da subjetividade em Becos da memória, de Conceição Evaristo

Farias, Ariane Ávila Neto de; Silveira, Lilian Greice dos Santos Ortiz da

Abstract:

 
O presente trabalho visa analisar aspectos referentes ao espaço na obra Becos da Memória (2017), da autora Conceição Evaristo. Entende-se aqui que a favela, lugar em que o romance é ambientado, ocupa papel de fundamental importância na construção de tal narrativa, agindo na representação das personagens negras na escrita de Evaristo. Esse espaço-favela é lugar tanto de pertencimento quanto de trânsito dos indivíduos, reforçando a ideia de que os espaços por onde os sujeitos passam são organizados tendo como base suas experiências e trocas com o seu corpo. Nesse sentido, ao dar voz ao “espaço-favela” faz-se o movimento de descentralização, retirando o véu que cobriu os sujeitos marginalizados, dando, assim, voz às diferenças. Tais reflexões serão realizadas a partir de apontamentos de importantes teóricos como Luis Alberto Brandão (2013) e Paul Ricoeur (2003) que pensam o espaço como elemento de uma história, fundamento de caráter inseparável ao indivíduo narrado.
 
The present work aims to analyze aspects related to the space in Becos da Memória (2017), by the author Conceição Evaristo. It is understood here that the favela, place where the novel is set, occupies role of fundamental importance in the construction of such narrative, acting in the representation of the black personages in the writing of Evaristo. This favela space is a place of both belonging and transit of individuals, reinforcing the idea that the spaces where the subjects pass are organized based on their experiences and exchanges with their body. In this sense, giving voice to the “space-favela” is the movement of decentralization, removing the veil that covered marginalized subjects, thus giving voice to differences. Such reflections will be carried out from notes by important theorists such as Luis Alberto Brandão (2013) and Paul Ricoeur (2003) who think of space as an element of a story, a foundation of character inseparable from the narrated individual.
 

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