Avaliação do telamento das margens da rodovia, como medida para redução de atropelamentos de capivaras (hydrochoerus hydrochaeris) na Estação Ecológica do Taim-RS

Nauderer, Rosane

Abstract:

 
A Estação Ecológica (ESEC) do Taim é uma Unidade de Conservação Federal, localizada na planície costeira do Rio Grande do Sul, afetada pelo impacto antrópico da rodovia BR471 que propicia o atropelamento de fauna. Devido à magnitude deste impacto, no ano de 1998 foi projetado e instalado um sistema de proteção à fauna (SPF). Em 2002 o SPF sofreu danos e vários componentes do sistema ficaram inoperantes, principalmente a estrutura de telamento. Mesmo após a implantação do SPF são registrados atropelamentos de fauna nesta área. A espécie mais afetada por estes eventos é a capivara (Hydrochoerus hydrochaeris). A partir de abril de 2010 foi iniciado um programa de monitoramento para avaliar a magnitude do impacto da rodovia sobre a fauna da ESEC. Um dos objetivos do monitoramento foi avaliar a influência do telamento nos eventos de atropelamentos de capivaras (H. hydrochaeris). A coleta de dados foi realizada de abril de 2010 a março de 2013, entre os quilômetros 536 e 553. Foram amostrados 2.270 quilômetros em 132 dias de esforço, registrando 629 capivaras (H. hydrochaeris) atropeladas. A taxa de atropelamento da espécie no período foi de 0,278 ind./km/dia. As maiores taxas de atropelamento foram registradas no inverno e as menores, no verão. Ocorreu uma correlação negativa entre o fluxo de veículos e as taxas de atropelamento e foram identificados doze hotspots de atropelamentos. Através da análise dos dados conclui-se que as condições de manutenção são uma das causas mais relevantes nas ocorrências de atropelamentos, que apresentaram padrões de agregação em diversas escalas. Houve um decréscimo estatisticamente significativo nas taxas de atropelamento de capivaras nos últimos três anos de coletas e o telamento das margens da rodovia se mostrou efetivo para a redução considerável do atropelamento de capivaras na área. As passagens de fauna devem ser empregadas juntamente com as cercas condutoras e os controladores de velocidade. O monitoramento deve ser continuado visando igualmente à avaliação da estrutura do SPF, para manutenção preventiva.
 
The Taim Ecological Station (ESEC) is a Federal Conservation Unit, located in the coastal plain of Rio Grande do Sul, affected by anthropogenic impact of the BR471 highway, which provides trampling of fauna. Due to the magnitude of this impact, a system of wildlife protection (SPF) was designed and installed in 1998. In 2002 the SPF suffered damage and various system components were dead, mainly the fencing structure. Even after the implementation of SPF, roadkill of wildlife are being recorded in this area. The species most affected by these events is the capybara (Hydrochoerus hydrochaeris). From April 2010, a monitoring program was initiated to evaluate the magnitude of the impact of the highway on the fauna of ESEC. One of the goals of the monitoring was to evaluate the influence of the fencing on of events of roadkill of capybara (H. Hydrochaeris). Data collection was carried out from April 2010 to March 2013, in the area of 536 and 553 km. 2270 km were sampled during 132 days, registering 629 capybaras (H. Hydrochaeris) underfoot. The hit rate of the species in the period was 0,278 ind / Km / day. The highest rates of trampling were recorded in winter and the lowest in summer. A negative correlation was found between the flow of vehicles and rates of trampling and twelve roadkill hotspots were identified. Through analysis of the data it was concluded that the conditions of maintenance is one of the most important causes in the occurrences of road kills which showed aggregation patterns at various scales. There was a statistically significant decrease in the trampling of capybaras in last 3 years of collection and fencing the margins of the highway was effective for a considerable reduction of the trampling of capybaras in the area. The wildlife crossings tunnels should be employed along the road with the conductive fences and speed controllers. Monitoring should be continued also aiminged at assessing the structure of the SPF, for preventive maintenance.
 

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  • IO – Mestrado em Gerenciamento Costeiro - (Dissertações)