dc.contributor.advisor |
Silva, Cleber Palma |
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dc.contributor.author |
Nauderer, Rosane |
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dc.date.accessioned |
2020-09-28T16:51:09Z |
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dc.date.available |
2020-09-28T16:51:09Z |
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dc.date.issued |
2014 |
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dc.identifier.citation |
NAUDERER, Rosane. Avaliação do telamento das margens da rodovia, como medida para redução de atropelamentos de capivaras (hydrochoerus hydrochaeris) na Estação Ecológica do Taim-RS. 2014. 57 f. Dissertação (Mestrado em Gerenciamento Costeiro) – Instituto de Oceanografia, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, RS. 2014 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.furg.br/handle/1/9074 |
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dc.description.abstract |
A Estação Ecológica (ESEC) do Taim é uma Unidade de Conservação
Federal, localizada na planície costeira do Rio Grande do Sul, afetada pelo impacto
antrópico da rodovia BR471 que propicia o atropelamento de fauna. Devido à
magnitude deste impacto, no ano de 1998 foi projetado e instalado um sistema de
proteção à fauna (SPF). Em 2002 o SPF sofreu danos e vários componentes do
sistema ficaram inoperantes, principalmente a estrutura de telamento. Mesmo após a
implantação do SPF são registrados atropelamentos de fauna nesta área. A espécie
mais afetada por estes eventos é a capivara (Hydrochoerus hydrochaeris). A partir
de abril de 2010 foi iniciado um programa de monitoramento para avaliar a
magnitude do impacto da rodovia sobre a fauna da ESEC. Um dos objetivos do
monitoramento foi avaliar a influência do telamento nos eventos de atropelamentos
de capivaras (H. hydrochaeris). A coleta de dados foi realizada de abril de 2010 a
março de 2013, entre os quilômetros 536 e 553. Foram amostrados 2.270
quilômetros em 132 dias de esforço, registrando 629 capivaras (H. hydrochaeris)
atropeladas. A taxa de atropelamento da espécie no período foi de 0,278 ind./km/dia.
As maiores taxas de atropelamento foram registradas no inverno e as menores, no
verão. Ocorreu uma correlação negativa entre o fluxo de veículos e as taxas de
atropelamento e foram identificados doze hotspots de atropelamentos. Através da
análise dos dados conclui-se que as condições de manutenção são uma das causas
mais relevantes nas ocorrências de atropelamentos, que apresentaram padrões de
agregação em diversas escalas. Houve um decréscimo estatisticamente significativo
nas taxas de atropelamento de capivaras nos últimos três anos de coletas e o
telamento das margens da rodovia se mostrou efetivo para a redução considerável
do atropelamento de capivaras na área. As passagens de fauna devem ser
empregadas juntamente com as cercas condutoras e os controladores de
velocidade. O monitoramento deve ser continuado visando igualmente à avaliação
da estrutura do SPF, para manutenção preventiva. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
The Taim Ecological Station (ESEC) is a Federal Conservation Unit, located
in the coastal plain of Rio Grande do Sul, affected by anthropogenic impact of the
BR471 highway, which provides trampling of fauna. Due to the magnitude of this
impact, a system of wildlife protection (SPF) was designed and installed in 1998. In
2002 the SPF suffered damage and various system components were dead, mainly
the fencing structure. Even after the implementation of SPF, roadkill of wildlife are
being recorded in this area. The species most affected by these events is the
capybara (Hydrochoerus hydrochaeris). From April 2010, a monitoring program was
initiated to evaluate the magnitude of the impact of the highway on the fauna of
ESEC. One of the goals of the monitoring was to evaluate the influence of the
fencing on of events of roadkill of capybara (H. Hydrochaeris). Data collection was
carried out from April 2010 to March 2013, in the area of 536 and 553 km. 2270 km
were sampled during 132 days, registering 629 capybaras (H. Hydrochaeris)
underfoot. The hit rate of the species in the period was 0,278 ind / Km / day. The
highest rates of trampling were recorded in winter and the lowest in summer. A
negative correlation was found between the flow of vehicles and rates of trampling
and twelve roadkill hotspots were identified. Through analysis of the data it was
concluded that the conditions of maintenance is one of the most important causes in
the occurrences of road kills which showed aggregation patterns at various scales.
There was a statistically significant decrease in the trampling of capybaras in last 3
years of collection and fencing the margins of the highway was effective for a
considerable reduction of the trampling of capybaras in the area. The wildlife
crossings tunnels should be employed along the road with the conductive fences and
speed controllers. Monitoring should be continued also aiminged at assessing the
structure of the SPF, for preventive maintenance. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.rights |
open access |
pt_BR |
dc.subject |
Atropelamentos de fauna |
pt_BR |
dc.subject |
Unidade de Conservação |
pt_BR |
dc.subject |
efetividade de sistemas de proteção |
pt_BR |
dc.subject |
Hydrochoerus hydrochaeris |
pt_BR |
dc.subject |
Accidents involving wildlife |
pt_BR |
dc.subject |
Conservation Unit |
pt_BR |
dc.subject |
effectiveness of protection systems |
pt_BR |
dc.title |
Avaliação do telamento das margens da rodovia, como medida para redução de atropelamentos de capivaras (hydrochoerus hydrochaeris) na Estação Ecológica do Taim-RS |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |