Abstract:
A presente dissertação tem como tema central a obra Presos que menstruam, escrita
pela jornalista Nana Queiroz, após quatro anos visitando os presídios femininos
brasileiros, conhecendo mulheres em situação de privação de liberdade e seus
familiares, ouvindo suas histórias e principalmente suas denúncias. Objetiva-se
demonstrar que o livro se insere na História da Literatura como uma escrita de cárcere,
que apesar de não ser uma categoria vasta na literatura nacional, tem suas
representações em diferentes momentos do país, desde Memórias do Cárcere
referente à Ditadura de Getúlio Vargas, passando pelas obras que relatam o cárcere
durante a Ditadura Militar e chegando ao boom da literatura prisional dos anos 2000.
Presos que menstruam é discutida como uma representante das prisões femininas na
literatura de cárcere, apresentando em conjunto a teoria do testimonio, que surgiu na
América Latina no início dos anos 60, com obras que denunciam situações de
exploração, violações de direitos humanos, conflitos e aprisionamentos. Buscamos
analisar o livro que compõe o corpus dessa dissertação a partir do testimonio, sendo
a autora, Nana Queiroz, a gestora do texto e as mulheres presas como sujeitos
testemunhais, apontando entre algumas questões a solidão e o silenciamento que
essas mulheres sofrem diariamente, situações muito presentes nas denúncias
contidas na obra.
The main theme of the present thesis is the book Presos que menstruam, written by
Nana Queiroz, a journalist who spent four years visiting women’s prisons in Brazil,
getting to know women deprived of their freedom and their families, listening to their
stories and most of all their denouncements. This thesis aims to show that the book
belongs in the History of Literature as a work of prison literature, which despite not
being a vast category of Brazilian literature, has examples across many different
moments, from Getúlio Vargas’ dictatorship Memórias do Cárcere, to the works that
talk about prison during the Military Dictatorship and the prison literature’s boom in the
2000’s. Presos que menstruam is discussed as an example of women’s prison in
prison literature, along with the testimonio theory born in Latin America during the
1960’s, referring to works that denounce exploration, human rights’ violations, conflicts
and imprisonments. We seek to examine the book that makes up the corpus of this
thesis according to testimonio theory, and its author, Nana Queiroz, as the compiler of
the text and the women incarcerated as testimonial subjects, and pointing out
questions such as the loneliness and the silencing that these women suffer on a daily
basis, a denouncement that is present throughout all the book.