Abstract:
Este trabalho apresenta um ambiente de desenvolvimento, da camada de tomada de de-
cisão de NPCs (Non-Player Characters), chamado FURG Smart Games. Seu principal
objetivo é agilizar, através de reuso de software, a inserção de técnicas de inteligência ar-
ti cial no desenvolvimento de jogos eletrônicos. Para tanto, este ambiente é composto de
um framework e de um conjunto de ferramentas RAD (Rapid Application Development).
O framework é responsável por implementar, utilizando herança, a FSM (Finite-State
Machine), que neste contexto é o cerne da tomada de decisão, e por intermédio de com-
posição, as seguintes técnicas de inteligência arti cial: ANN (Arti cial Neural Network),
FIS (Fuzzy Inference Systems) e GA (Genetic Algorithm). Para cada uma das quatro
técnicas apresentadas (FSM, ANN, FIS e GA) foi proposto uma ferramenta RAD, com o
objetivo de agilizar a sua con guração e proporcionar a geração automatizada de código
fonte, no padrão do framework.
Por m, é apresentado um estudo de caso para a validação do ambiente desenvolvido,
o qual demonstra a utilização de cada uma das ferramentas RAD, bem como a aplicação
do framework em um jogo eletrônico.
This work presents a development environment of the decision-making layer of NPCs
(Non-Player Characters), called FURG Smart Games. Its main purpose is to speed up
through the reuse of software, the insertion of arti cial intelligence techniques in the de-
velopment of electronic games. In order to do so, this environment is composed of a
framework and a number of RAD (Rapid Application Development) tools. The frame-
work is responsible for implementing, using heritage, the FSM (Finite-State Machine),
which in this context is core for the decision-making process, and by composition, the
following arti cial intelligence techniques used are: ANN (Arti cial Neural Network), FIS
(Fuzzy Inference Systems) and GA (Genetic Algorithm). For each of the four techniques
presented (FSM, ANN, FIS e GA) a RAD tool was proposed to speed up its con guration
and provide the automatic generation of the source code, in the framework standard.
Finally, a case study is presented for the validation of the developed environment,
which demonstrates the use of each of the RAD tools as well as the application of the
framework in an electronic game.