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dc.contributor.advisor Adamatti, Diana Francisca
dc.contributor.author Madsen, Carlos Alberto Barros Cruz Westhead
dc.date.accessioned 2020-10-04T22:10:29Z
dc.date.available 2020-10-04T22:10:29Z
dc.date.issued 2012
dc.identifier.citation MADSEN, Carlos Aberto Barros Cruz Westhead. Ambiente de desenvolvimento de Jogos com Reuso de Software e Inteligência Articifial. 2012. Dissertação (Mestrado em Modelagem Computacional)- Faculdade de Modelagem Computacional. Universidade Federal do Rio Grande, 2012. pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/9093
dc.description.abstract Este trabalho apresenta um ambiente de desenvolvimento, da camada de tomada de de- cisão de NPCs (Non-Player Characters), chamado FURG Smart Games. Seu principal objetivo é agilizar, através de reuso de software, a inserção de técnicas de inteligência ar- ti cial no desenvolvimento de jogos eletrônicos. Para tanto, este ambiente é composto de um framework e de um conjunto de ferramentas RAD (Rapid Application Development). O framework é responsável por implementar, utilizando herança, a FSM (Finite-State Machine), que neste contexto é o cerne da tomada de decisão, e por intermédio de com- posição, as seguintes técnicas de inteligência arti cial: ANN (Arti cial Neural Network), FIS (Fuzzy Inference Systems) e GA (Genetic Algorithm). Para cada uma das quatro técnicas apresentadas (FSM, ANN, FIS e GA) foi proposto uma ferramenta RAD, com o objetivo de agilizar a sua con guração e proporcionar a geração automatizada de código fonte, no padrão do framework. Por m, é apresentado um estudo de caso para a validação do ambiente desenvolvido, o qual demonstra a utilização de cada uma das ferramentas RAD, bem como a aplicação do framework em um jogo eletrônico. pt_BR
dc.description.abstract This work presents a development environment of the decision-making layer of NPCs (Non-Player Characters), called FURG Smart Games. Its main purpose is to speed up through the reuse of software, the insertion of arti cial intelligence techniques in the de- velopment of electronic games. In order to do so, this environment is composed of a framework and a number of RAD (Rapid Application Development) tools. The frame- work is responsible for implementing, using heritage, the FSM (Finite-State Machine), which in this context is core for the decision-making process, and by composition, the following arti cial intelligence techniques used are: ANN (Arti cial Neural Network), FIS (Fuzzy Inference Systems) and GA (Genetic Algorithm). For each of the four techniques presented (FSM, ANN, FIS e GA) a RAD tool was proposed to speed up its con guration and provide the automatic generation of the source code, in the framework standard. Finally, a case study is presented for the validation of the developed environment, which demonstrates the use of each of the RAD tools as well as the application of the framework in an electronic game. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Frameworks pt_BR
dc.subject Reuso de Software pt_BR
dc.subject Jogos Eletrônicos pt_BR
dc.subject Inteligência Artificial pt_BR
dc.subject Rapid Application Development pt_BR
dc.subject Finite-State Machine pt_BR
dc.subject Artificial Neural Network pt_BR
dc.subject Fuzzy Inference Systems pt_BR
dc.subject Genetic Algorithm pt_BR
dc.subject Software Reuse pt_BR
dc.subject Games pt_BR
dc.subject Artificial Intelligence pt_BR
dc.title Ambiente de desenvolvimento de Jogos com Reuso de Software e Inteligência Articifial pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR


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  • IMEF – Mestrado em Modelagem Computacional
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