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dc.contributor.author Azevêdo, Alexandre Cabral de
dc.contributor.author Cunha, Fernando Rafael
dc.contributor.author Quinelato, Rafaela
dc.contributor.author Madureira, Danilo Marques
dc.date.accessioned 2011-08-23T19:56:46Z
dc.date.available 2011-08-23T19:56:46Z
dc.date.issued 2010
dc.identifier.citation AZEVÊDO, Alexandre Cabral de. et al. Consciência ambiental e comportamento do consumidor. In: Seminários em Administração, 2010, São Paulo. XIII SEMEAD Seminários em Administração - Sustentabilidade Ambiental nas Organizações, 2010. Disponível em: <www.ead.fea.usp.br/semead/13semead/resultado/trabalhosPDF/1050>. Acesso em: 14 jul. 2011. pt_BR
dc.identifier.issn 2177-3866
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/909
dc.description.abstract O crescente interesse pelo tema pode ser creditado ao amplo reconhecimento da atual crise que passa o meio ambiente. Entre as causas desta crise estão a exploração indiscriminada que o homem vem fazendo do ambiente natural, além dos efeitos de práticas empresariais e do comportamento de compra dos produtos. Hartmann e Ibáñez (2006, p. 678) vão mais longe ainda ao enfatizarem que o comportamento de compra(verde) é central para a transformação social. O presente trabalho tem o objetivo de verificar a consistência da escala da Consciência Ecológica sugerida por Lages e Vargas Neto (2002) replicando-a a outra amostragem em diferentes cidades. Para atingir os objetivos do presente estudo, a pesquisa foi desenvolvida em três etapas. Inicialmente foi revisada a literatura sobre o tema comportamento do consumidor ambientalmente consciente; em seguida foi aplicada o instrumento de pesquisa a amostragem selecionada e por fim foi apurado os resultados com base nas análises do software estatístico SPSS 12. Os resultados desta pesquisa mostraram que a maioria das dimensões encontradas no estudo dos dois autores foi corroborada no estudo atual. Além disso, o alto grau de confiabilidade da escala mostrou ser possível a sua replicação. pt_BR
dc.description.abstract The growing interest in the subject can be credited to the broad recognition that the current crisis is the environment. Among the causes of this crisis are indiscriminate exploitation that man is doing the natural environment, beyond the effects of business practices and purchasing behavior. Hartmann and Ibáñez (2006, p. 678) go even further by emphasizing that the buying behavior (green) is central to social transformation. The present work aims to verify the consistency of the scale suggested by the Ecological Consciousness Lages and Vargas Neto (2002) by replicating it to another sample in a different cities. To achieve the objectives of this study, the research was conducted in three stages. Initially we reviewed the literature on the subject of environmentally conscious consumer behavior and then was applied to the research instrument selected sample and it was finally ascertained results based on the analysis in SPSS 12. Our results showed that most of the dimensions found in the study of both authors was supported in the current study. Moreover, the high degree of reliability of the scale proved possible replication. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Sustentabilidade pt_BR
dc.subject Marketing pt_BR
dc.subject Comportamento do consumidor pt_BR
dc.subject Sustainability pt_BR
dc.subject Marketing pt_BR
dc.subject Consumer behavior pt_BR
dc.title Consciência ambiental e comportamento do consumidor pt_BR
dc.type conferenceObject pt_BR


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