Abstract:
Esta dissertação analisa o romance Pátio d’Alfândega – meia noite, do escritor
açoriano Álamo de Oliveira, para elencar a sua importância, e possível inovação, no
sistema literário açoriano. Sendo assim, propõem-se ponderar a açorianidade de
Nemésio e as características do sistema açoriano, constituídas e discutidas por
Urbano Bettencourt, Onésio Almeida, Carlos Reis, João de Melo e Luiz Antonio de
Assis Brasil. Além disso, a fim de apontar a novidade, indicaremos a presença do
discurso paródico, à luz de teorias de Mikhail Bakhtin e de Linda Hutcheon, nas quais
percorreremos a sua utilização ao longo da história literária, a fim de estabelecer a
sua função na obra escolhida.
This study is an analysis of the novel O Pátio d'Alfândega – meia noite by the azorean
Álamo de Oliveira with the aim of highlighting its importance, as well as to provide an
innovative vision to the Azorean Literary System. Thus, it has proposed to consider
Nemésio's azorianity and the characteristics of the Azorean System, which is
constituted and discussed by Urbano Bettencourt, Onesio Almeida, Carlos Reis, João
de Melo and Luiz Antonio de Assis Brasil. In addition, to point out the originality of this
work, we have indicated the presence of a parodic discourse in the scope of Mikhail
Bakhtin and Linda Hutcheon theories, where we explore its use throughout literary
history to establish its function in the Alamo ́s novel.