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dc.contributor.advisor Quintana, Alexandre Costa
dc.contributor.author Azevedo, Cristiane Munhoz de
dc.date.accessioned 2020-12-28T01:09:33Z
dc.date.available 2020-12-28T01:09:33Z
dc.date.issued 2020
dc.identifier.citation AZEVEDO, Cristiane Munhoz de. Técnicas de ensino e estilos de aprendizagem: uma análise sobre seus efeitos no conhecimento adquirido, a luz da teoria da avaliação formativa. 2020. 112 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2020. pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/9232
dc.description.abstract A busca por técnicas de ensino que proporcionem melhorias na aprendizagem dos alunos faz parte deste trabalho. Para isso, foram inseridas em sala de aula, por intermédio de um quase-experimento, três técnicas de ensino, sendo elas o método de caso, a seguir o PBL (Problem Based Learning) e por último o Role-Play, em uma turma de Contabilidade Intermediária do curso de Ciências Contábeis de uma Universidade do litoral sul do Rio Grande do Sul sob a luz da teoria da avaliação formativa. As técnicas de ensino podem ajudar o aluno a desenvolver o pensamento crítico e reflexivo, além de favorecer o relacionamento interpessoal. Para efetuar este estudo, foram percebidos também os estilos de aprendizagem de Kolb (1984) de cada aluno. Para Kolb (1984), cada indivíduo aprende de forma diferente e os estilos de aprendizagem são fatores resultantes da carga hereditária e das experiências de cada um. O objetivo do estudo é verificar se os estilos de aprendizagem de cada aluno interferem na aprendizagem adquirida sob a luz da avaliação formativa. Para se chegar a este objetivo foi efetuada uma análise quantitativa por meio do Modelo linear generalizado misto. Foi constatado que os estilos de aprendizagem não interferem na aprendizagem dos alunos nas técnicas método de caso e PBL (Problem Based Learning). Porém, na técnica Role-Play, foi obtido um resultado diferente, em que foi constatado que os estilos de aprendizagem interferiram na aprendizagem dos alunos. Foi efetuada também uma análise de conteúdo, em que foi possível encontrar fragmentos da teoria dos estilos de aprendizagem de Kolb nas respostas dos alunos e, por intermédio da autoavaliação dos alunos, verificar se consolidaram o conteúdo. Além disso, foi aplicada uma avaliação antes e uma depois da aplicação das técnicas de ensino para verificar se houve melhora no rendimento dos alunos. Dentro da avaliação formativa, a auto avaliação auxilia os alunos a consolidarem o conhecimento, pois os proporciona uma reflexão sobre sua aprendizagem. Neste estudo foi constatado que os alunos possuíam predominante o estilo Assimilador, seguido do Convergente e após Acomodador. Foi percebido que os alunos pertencentes ao estilo acomodador possuíram um rendimento melhor se comparado aos outros alunos dos outros estilos. Constatou-se que grande parte destes alunos trabalham na área contábil, este fato colabora com o rendimento dos alunos. O resultado deste estudo encoraja os docentes a utilizarem técnicas de ensino em sala de aula como complemento as aulas palestradas, pois a inserção destas técnicas de ensino, na programação das aulas, pode promover melhor interesse pelo conteúdo proposto em sala de aula acarretando uma melhora no rendimento dos alunos. pt_BR
dc.description.abstract Part of this work is a search for theaching which offer improvements for the learning of students. For this purpose, three teaching techniques were inserted into a classroom environment, through a quasi-experiment, in a case method, followed by the PBL (Problem Based Learning) and finally a Role-Play in an intermediate level accounting class of the Science course from a University on the south coast of Rio Grande do Sul in the light of the formative assessment theory. The teaching techniques may help the student to develop critical and reflective thinking in addition to promoting interpersonal relationships. In order to carry out this study, the learning styles of Kolb (1984) from each of the student were also taken into consideration. For Kolb (1984), each individual learns differently and learning styles are factors resulting from the hereditary load and the experiences of each one. The goal of the study is to verify whether the learning styles of each student interfere with the acquired learning in the light of formative assessment. In order to reach this goal, a quantitative analysis was carried out through Mixed generalized linear model. It has been observed that learning styles do not interfere with students' learning in case method and PBL techniques. However, in the Role-Play technique, a different result was obtained, in which it has been found that the learning styles interfered in the students' learning. A content analysis was also carried out, in which it was possible to observe fragments of Kolb's learning styles theory in the answers provided by the students and through the students' self-assessment to verify if they have consolidated the content. Moreover, an assessment was applied before and after the application of teaching techniques to verify whether there was an improvement in student performance. Within formative assessment, self-assessment helps students to consolidate knowledge, as it provides them with a reflection on their learning. It has been found that the students have the Assimilator style as predominant followed by Convergent and then Accomodative in this study. It has been noticed that students belonging to the accommodative style had a better performance compared to other students of other styles. It has been found that most of these students work in the accounting area, this fact contributes to the students' performance. The result of this study encourages professors to use teaching techniques in the classroom as a complement to the lectured classes, as the insertion of these teaching techniques in the programming of classes may promote better interest for the content proposed in the classroom, leading to an improvement in the student performance. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Ensino de contabilidade pt_BR
dc.subject Ensino e aprendizagem pt_BR
dc.subject Técnicas de ensino pt_BR
dc.subject Estilos de aprendizagem pt_BR
dc.subject Avaliação formativa pt_BR
dc.subject Autoavaliação pt_BR
dc.subject Accounting teaching pt_BR
dc.subject Teaching and learning pt_BR
dc.subject Teaching techniques pt_BR
dc.subject Learning styles pt_BR
dc.subject Formative assessment pt_BR
dc.subject Self-assessment pt_BR
dc.title Técnicas de ensino e estilos de aprendizagem: uma análise sobre seus efeitos no conhecimento adquirido, a luz da teoria da avaliação formativa pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR


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  • ICEAC - Mestrado em Contabilidade (Dissertações)
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