dc.contributor.author |
Pereira, Ânderson Martins |
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dc.contributor.author |
Farias, Ariane Ávila Neto de |
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dc.contributor.author |
Rocha, Mariane Pereira |
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dc.date.accessioned |
2020-12-30T20:38:32Z |
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dc.date.available |
2020-12-30T20:38:32Z |
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dc.date.issued |
2019 |
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dc.identifier.citation |
PEREIRA, Ânderson Martins; FARIAS, Ariane Avila Neto de; ROCHA, Mariane Pereira. O lugar do “outro” na autoficção: o antagonismo do “eu” nos romances Berkely em Bellagio e Lorde. FronteiraZ : Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária, São Paulo, n. 22, p. 40-54, jul. 2019. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/fronteiraz/article/view/37299/28979. Acesso em: 26 dez. 2020. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.furg.br/handle/1/9254 |
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dc.description.abstract |
A autoficção redimensiona os limites da fronteira entre o real e o ficcional por se inscrever em um entre-lugar de ambos os conceitos. Esse gênero, por possuir um referente no mundo real, tem fomentado o surgimento de sujeitos fragmentados que são reflexos da contemporaneidade. Sendo assim, este artigo busca, a partir das contribuições de Mendes (2000) sobre o estudo do “outro” na literatura, discorrer sobre as relações entre o “eu” e o “outro” e as mútuas transformações decorrentes desse contato. Para este fim, Berkeley em Bellagio (2002) e Lorde (2004) foram eleitos para análise, sendo ambos romances autoficcionais do escritor João Gilberto Noll, que demonstram uma tensão entre o narrador e sua relação com o “outro, |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Autofiction reshapes the borders in between the real and the fictional, as it is placed in-between both concepts. This genre, by possessing a referent in the real world, has fostered the emergence of fragmented subjects that are reflections of contemporaneity. In this sense, and based on the contributions of Mendes (2000) about the study of the “other” in literature, this paper aims at discussing the relation between the “I” and the “other” as well as the mutual changes provoked by this contact. For such purpose, Berkeley em Bellagio (2002) and Lorde (2004) were chosen for analysis, since both are autofictional works of João Gilberto Noll, and they show a tension between the narrator and its relation with the “other”. |
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dc.language.iso |
por |
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dc.rights |
open access |
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dc.subject |
O “outro” |
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dc.subject |
Autoficção |
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dc.subject |
João Gilberto Noll |
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dc.subject |
The “other” |
pt_BR |
dc.subject |
Autofiction |
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dc.title |
O lugar do “outro” na autoficção: o antagonismo do “eu” nos romances Berkely em Bellagio e Lorde |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The place of the “other” in autofiction: antagonism of the “I” in the novels Berkely em Bellagio and Lorde |
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dc.type |
article |
pt_BR |
dc.identifier.doi |
http://dx.doi.org/10.23925/1983-4373.2019i22p40-54 |
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