Abstract:
Este trabalho tem como objetivo analisar, mapear e revisar as publicações científicas mundiais sobre background do
professor. Para isto, foi realizado um estudo bibliométrico (quantitativo, através da ótica bibliométrica) e sistemático de literatura (qualitativo, sob a ótica da análise conteúdo) dos artigos localizados nas bases de dados Scopus e
Web of Science. A análise de conteúdo fornece uma visão aprofundada sobre cada um dos artigos. Dos 3022 artigos
inicialmente encontrados, 11 foram classificados como pertinentes ao tema da pesquisa. Entre os principais achados
desta pesquisa, pode-se apresentar que o interesse de pesquisa sobre este tema inicia na década de 1990 e continua
crescendo. Dentre os países que se destacam na quantidade de publicações aparecem o Reino Unido e também
Estados Unidos, sendo este último o que apresenta as instituições e autores mais produtivos sobre o tema. Apresenta-se também uma análise das obras mais citadas entre os artigos analisados, e uma análise do conteúdo de cada
um dos textos, com os principais achados de cada um. Respaldado pela pesquisa, pode-se afirmar que o background
dos professores os influencia na escolha da abordagem pedagógica que adotam, na maneira como se relacionam
com os alunos, na maneira como avaliam os alunos.
This work aims to analyze, map and review scientific publications worldwide on the professor’s background. For this,
a bibliometric and systematic study was performed with content analysis of articles located in the Scopus and Web of
Science databases. Content analysis provides an in-depth look at each of the articles. Of the 3022 articles initially found,
11 were classified as relevant to the research topic. Among the main findings of this research, it can be shown that the
interest in research on this topic began in the 1990s and continues to grow. Among the countries that stand out in the
number of publications are the United Kingdom and also the United States, the latter being the one that presents the
most productive institutions and authors on the subject. It also presents an analysis of the most cited works among
the analyzed articles, and an analysis of the content of each of the texts, with the main findings of each one. Backed
by research, it can be said that the background of teachers influences them in choosing the pedagogical approach they
adopt, in the way they relate to students, in the way they evaluate students.