Show simple item record

dc.contributor.author Pereira Junior, Errol Fernando Zepka
dc.contributor.author Paes, Ketlle Duarte
dc.contributor.author Ribeiro, Nathalia Fehlberg
dc.date.accessioned 2021-03-04T18:23:50Z
dc.date.available 2021-03-04T18:23:50Z
dc.date.issued 2020
dc.identifier.citation PEREIRA JUNIOR, Errol Fernando Zepka; PAES, Ketlle Duarte; RIBEIRO, Nathalia Fehlberg. Background pessoal do professor: análise bibliométrica da produção científica mundial. Revista Eletrônica Científica Da UERGS, v. 6, n. 3, p. 278-288, 2020. Disponível em: http://revista.uergs.edu.br/index.php/revuergs/article/view/2842/499. Acesso em: 14 jan. 2021. pt_BR
dc.identifier.issn 2448-0479
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/9324
dc.description.abstract Este trabalho tem como objetivo analisar, mapear e revisar as publicações científicas mundiais sobre background do professor. Para isto, foi realizado um estudo bibliométrico (quantitativo, através da ótica bibliométrica) e sistemático de literatura (qualitativo, sob a ótica da análise conteúdo) dos artigos localizados nas bases de dados Scopus e Web of Science. A análise de conteúdo fornece uma visão aprofundada sobre cada um dos artigos. Dos 3022 artigos inicialmente encontrados, 11 foram classificados como pertinentes ao tema da pesquisa. Entre os principais achados desta pesquisa, pode-se apresentar que o interesse de pesquisa sobre este tema inicia na década de 1990 e continua crescendo. Dentre os países que se destacam na quantidade de publicações aparecem o Reino Unido e também Estados Unidos, sendo este último o que apresenta as instituições e autores mais produtivos sobre o tema. Apresenta-se também uma análise das obras mais citadas entre os artigos analisados, e uma análise do conteúdo de cada um dos textos, com os principais achados de cada um. Respaldado pela pesquisa, pode-se afirmar que o background dos professores os influencia na escolha da abordagem pedagógica que adotam, na maneira como se relacionam com os alunos, na maneira como avaliam os alunos. pt_BR
dc.description.abstract This work aims to analyze, map and review scientific publications worldwide on the professor’s background. For this, a bibliometric and systematic study was performed with content analysis of articles located in the Scopus and Web of Science databases. Content analysis provides an in-depth look at each of the articles. Of the 3022 articles initially found, 11 were classified as relevant to the research topic. Among the main findings of this research, it can be shown that the interest in research on this topic began in the 1990s and continues to grow. Among the countries that stand out in the number of publications are the United Kingdom and also the United States, the latter being the one that presents the most productive institutions and authors on the subject. It also presents an analysis of the most cited works among the analyzed articles, and an analysis of the content of each of the texts, with the main findings of each one. Backed by research, it can be said that the background of teachers influences them in choosing the pedagogical approach they adopt, in the way they relate to students, in the way they evaluate students. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Professor pt_BR
dc.subject Docente pt_BR
dc.subject Background pt_BR
dc.subject Bibliometria pt_BR
dc.subject Teacher pt_BR
dc.subject Bibliometry pt_BR
dc.title Background pessoal do professor: análise bibliométrica da produção científica mundial pt_BR
dc.title.alternative Teacher’s personal background: bibliometric analysis of world scientific production pt_BR
dc.type article pt_BR
dc.identifier.doi https://doi.org/10.21674/2448-0479.63.278-288 pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • ICEAC - Artigos Publicados em Periódicos
  • Show simple item record