Do e-commerce ao m-commerce: uma análise comparativa entre diferentes plataformas de acesso na perspectiva do consumidor

Lucas, Gabriel Almeida

Abstract:

 
O avanço e a propagação das tecnologias móveis tornaram o m-commerce uma das formas de comércio eletrônico que mais cresce no mundo, especialmente quando comparada ao ecommerce tradicional. Nesse contexto, os aplicativos desenvolvidos para celulares e smartphones popularizaram o comércio móvel e são a forma de acesso predominante a esta maneira de transação. Porém, o desenvolvimento de sites com design responsivo tem se aprimorado e se demonstrado uma opção atraente, tanto em questão de desenvolvimento, para as empresas, quanto pela busca e aquisição de bens e serviços, pelos consumidores. Considerando a diversidade de plataformas e dispositivos disponíveis no comércio eletrônico, este trabalho explora diferentes fatores relacionados à experiência de uso do usuário como consumidor e sua relação com a percepção de valor e intenção de continuidade de uso com a plataforma acessada, através do modelo de adoção baseado em valor (VAM). O modelo proposto foi testado através de um experimento de livre simulação, realizado com 361 participantes, os quais foram distribuídos de forma aleatória em função da plataforma digital acessada: uma utilizando o e-commerce tradicional (via notebook/PC) e as outras duas envolvendo o m-commerce (via site em modo responsivo ou pelo aplicativo). O modelo geral (englobando as três plataformas de acesso) e seus desdobramentos foram analisados através da modelagem de equações estruturais, baseada na técnica dos mínimos quadrados parciais. Os resultados indicaram que a intenção de continuidade de uso da plataforma online é fortemente influenciada pelo valor percebido pelos consumidores em todos os ambientes pesquisados, sendo este direcionado especialmente pelos seus benefícios (Utilidade Percebida, Satisfação Hedônica e Promoções Percebidas), independentemente da plataforma utilizada. Diferenças entre as três plataformas foram identificadas quanto à significância dos preditores e variáveis de controle (experiência prévia com a plataforma, gênero e idade). Complementarmente, por meio da análise multigrupo (MGA), foram constatadas diferenças entre as plataformas avaliadas, sugerindo que o usuário que acessa sites em modo responsivo pelo seu dispositivo móvel apresenta um comportamento muito próximo do e-commerce tradicional, enfatizando a satisfação com a plataforma, enquanto que o usuário de aplicativos móveis valoriza as promoções ofertadas pelos apps.
 
The advancement and spread of mobile technologies have made the m-commerce one of the fastest growing forms of electronic commerce in the world, especially when compared to the traditional e-commerce. In this context, applications developed for smartphones have popularized mobile commerce and are the predominant form of access to this form of transaction. However, the development of websites with responsive web design has been improved and proved to be an attractive option, both in terms of development, for companies, and in the search and acquisition of goods and services by online consumers. Considering the diversity of platforms and devices available in e-commerce, on this study, we explore different factors related to the user's experience as a consumer and its relationship with the perception of value and intention to revisit the platform accessed through the value-based adoption model (VAM). Our model was tested through a free simulation experiment, in which the 361 participants were randomized on three access platforms, one using the traditional electronic commerce (through notebooks or PCs) and two others involving the mobile commerce (accessing the website in responsive mode or the app). The general model (which includes the three access platforms) and its derivations were analyzed using the partial least squares technique (PLS-SEM). Our results indicate that the intention to continue using the online environment is strongly influenced by the consumers perceived value in all ecommerce environments surveyed, which is driven especially by its benefits (Perceived Usefulness, Hedonic Satisfaction and Perceived Promotions), regardless of the platform used. Differences between the three platforms were identified regarding the significance of the predictors and control variables (previous experiences with the platform, gender, and age). Complementarily, we used the PLS multiple-group analysis (MGA) to identify the significant differences between the online environments. The results show that users who access websites in responsive mode to acquire services and products through their mobile devices present a closer behavior to the traditional e-commerce, which emphasize the satisfaction with the platform, while users of transaction-oriented mobile apps overvalue the promotions offered by the applications.
 

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  • ICEAC - Mestrado em Administração (Dissertações)