Abstract:
O avanço e a propagação das tecnologias móveis tornaram o m-commerce uma das formas de
comércio eletrônico que mais cresce no mundo, especialmente quando comparada ao ecommerce tradicional. Nesse contexto, os aplicativos desenvolvidos para celulares e
smartphones popularizaram o comércio móvel e são a forma de acesso predominante a esta
maneira de transação. Porém, o desenvolvimento de sites com design responsivo tem se
aprimorado e se demonstrado uma opção atraente, tanto em questão de desenvolvimento, para
as empresas, quanto pela busca e aquisição de bens e serviços, pelos consumidores.
Considerando a diversidade de plataformas e dispositivos disponíveis no comércio eletrônico,
este trabalho explora diferentes fatores relacionados à experiência de uso do usuário como
consumidor e sua relação com a percepção de valor e intenção de continuidade de uso com a
plataforma acessada, através do modelo de adoção baseado em valor (VAM). O modelo
proposto foi testado através de um experimento de livre simulação, realizado com 361
participantes, os quais foram distribuídos de forma aleatória em função da plataforma digital
acessada: uma utilizando o e-commerce tradicional (via notebook/PC) e as outras duas
envolvendo o m-commerce (via site em modo responsivo ou pelo aplicativo). O modelo geral
(englobando as três plataformas de acesso) e seus desdobramentos foram analisados através
da modelagem de equações estruturais, baseada na técnica dos mínimos quadrados parciais.
Os resultados indicaram que a intenção de continuidade de uso da plataforma online é
fortemente influenciada pelo valor percebido pelos consumidores em todos os ambientes
pesquisados, sendo este direcionado especialmente pelos seus benefícios (Utilidade
Percebida, Satisfação Hedônica e Promoções Percebidas), independentemente da plataforma
utilizada. Diferenças entre as três plataformas foram identificadas quanto à significância dos
preditores e variáveis de controle (experiência prévia com a plataforma, gênero e idade).
Complementarmente, por meio da análise multigrupo (MGA), foram constatadas diferenças
entre as plataformas avaliadas, sugerindo que o usuário que acessa sites em modo responsivo
pelo seu dispositivo móvel apresenta um comportamento muito próximo do e-commerce
tradicional, enfatizando a satisfação com a plataforma, enquanto que o usuário de aplicativos
móveis valoriza as promoções ofertadas pelos apps.
The advancement and spread of mobile technologies have made the m-commerce one of the
fastest growing forms of electronic commerce in the world, especially when compared to the
traditional e-commerce. In this context, applications developed for smartphones have
popularized mobile commerce and are the predominant form of access to this form of
transaction. However, the development of websites with responsive web design has been
improved and proved to be an attractive option, both in terms of development, for companies,
and in the search and acquisition of goods and services by online consumers. Considering the
diversity of platforms and devices available in e-commerce, on this study, we explore
different factors related to the user's experience as a consumer and its relationship with the
perception of value and intention to revisit the platform accessed through the value-based
adoption model (VAM). Our model was tested through a free simulation experiment, in which
the 361 participants were randomized on three access platforms, one using the traditional
electronic commerce (through notebooks or PCs) and two others involving the mobile
commerce (accessing the website in responsive mode or the app). The general model (which
includes the three access platforms) and its derivations were analyzed using the partial least
squares technique (PLS-SEM). Our results indicate that the intention to continue using the
online environment is strongly influenced by the consumers perceived value in all ecommerce environments surveyed, which is driven especially by its benefits (Perceived
Usefulness, Hedonic Satisfaction and Perceived Promotions), regardless of the platform used.
Differences between the three platforms were identified regarding the significance of the
predictors and control variables (previous experiences with the platform, gender, and age).
Complementarily, we used the PLS multiple-group analysis (MGA) to identify the significant
differences between the online environments. The results show that users who access websites
in responsive mode to acquire services and products through their mobile devices present a
closer behavior to the traditional e-commerce, which emphasize the satisfaction with the
platform, while users of transaction-oriented mobile apps overvalue the promotions offered
by the applications.