Abstract:
O presente estudo tem por objetivo analisar como se dá a entrada da mulher negra no mercado
de trabalho através da participação de uma política pública. As mulheres negras constituem a
maior parte da população brasileira em proporção ao gênero e raça, recebem os piores salários,
ocupam as piores condições de trabalho, possuem instabilidade de renda e são expostas nas
mais diversas formas de violência e opressão, além de outras variadas formas de exclusões que
seus corpos marcados pelo colonialismo estão expostos. Com isso, a questão de pesquisa
levantada é: como se dá a inserção de mulheres negras em Rio Grande (Rio Grande do Sul,
Brasil) a partir da participação no Programa Jovem Aprendiz? Os objetivos específicos são:
evidenciar a trajetória de vida de mulheres negras até o acesso ao mercado de trabalho;
identificar as barreiras percebidas pelas mulheres negras no acesso ao mercado de trabalho. A
revisão teórica aborda discussões sobre o feminismo negro e sobre políticas públicas de
inserção no mercado de trabalho. O método dos procedimentos metodológicos deste estudo
qualitativo é o estudo de caso. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com quatro
mulheres negras que participaram da política pública Jovem Aprendiz e que residem em Rio
Grande. A coleta foi realizada através de videochamadas em decorrência do período de
isolamento social ocasionado pela pandemia do Novo coronavírus. Os resultados demonstraram
que a política Jovem Aprendiz corrobora para a inserção de jovens no mercado de trabalho,
porém, existem barreiras que estas enfrentam até chegarem aos postos de trabalho nas condições
de aprendizes que não são percebidas pela política pública Jovem Aprendiz, o que contribui
para a precariedade e a informalidade no trabalho e que são denunciadas pelas intersecções de
gênero e raça. E não garante a permanência destas nestes locais.
This study aims to analyze how black women enter the labor market through the participation
of public policy. Black women constitute the majority of the Brazilian population in proportion
to gender and race, receive the worst salaries, occupy the worst working conditions, have
income instability and are exposed to the most diverse forms of violence and oppression, in
addition to other varied forms of exclusions that their bodies marked by colonialism are
exposed. Thus, the research question raised is: how does the insertion of black women in Rio
Grande (Rio Grande do Sul, Brazil) take place through the participation of the Young
Apprentice Program? The specific objectives are: to show the life trajectory of black women
until access to the labor market; identify the barriers perceived by black women in accessing
the labor market. The theoretical review addresses discussions about black feminism and public
policies for insertion in the labor market. The methodological method of this qualitative study
is the case study. Semi-structured interviews were conducted with four black women who
participated in the Jovem Aprendiz public policy and who reside in Rio Grande. The collection
was carried out through video calls due to the period of social isolation caused by the New
coronavirus pandemic. The results showed that the Jovem Aprendiz policy supports the
insertion of young people in the labor market, however, there are barriers that they face until
they reach the jobs in apprenticeship conditions that are not perceived by the Jovem Aprendiz
public policy, which contributes to precariousness and informality at work, which are
denounced by the intersections of gender and race. And it does not guarantee their permanence
in these places.