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dc.contributor.advisor Añaña, Edar da Silva
dc.contributor.advisor Cunha, Fernando Rafael
dc.contributor.author Rocha, Aléxia Fernandes
dc.date.accessioned 2021-05-14T20:58:12Z
dc.date.available 2021-05-14T20:58:12Z
dc.date.issued 2017
dc.identifier.citation ROCHA, Aléxia Fernandes. Os rituais de consumo e suas contribuições ao projeto de identidade coletiva da tribo urbana baixos Pelotas. 2017. 114 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis. Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2017. pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/9458
dc.description.abstract Num mundo culturalmente construído e formado por uma sociedade de consumo, os bens de consumo são responsáveis pelo estabelecimento de valores e relações sociais e culturais. O presente trabalho estuda o carro rebaixado como objeto de consumo simbólico, capaz de conectar pessoas com crenças e estilos de vida semelhantes, que formam uma subcultura de consumo compartilhando significados simbólicos e visões de mundo, através da posse e dos usos alternativos do automóvel. O objetivo principal foi entender como os rituais de consumo contribuem para o projeto de identidade coletiva da subcultura; por meio de uma pesquisa qualitativa, que contou com a netnografia, a observação e a entrevista com cinco participantes da subcultura Baixos Pelotas, um grupo de pessoas envolvidas com carros rebaixados. Os resultados obtidos evidenciam que as pessoas que possuem carro rebaixado compartilham a paixão pelo automóvel modificado e dividem experiências e emoções, formando um vínculo emocional e afetivo. Os rituais de consumo, principalmente os rituais de posse e de cuidados com o bem, têm papel fundamental na construção e consolidação da identidade coletiva da subcultura estudada. pt_BR
dc.description.abstract In a world culturally constructed and formed by a consumer society, consumer goods are responsible for establishing social and cultural values and relationships. This work studies the lowered car as symbolic consumption objects, able to connect people with similar beliefs and lifestyles, who form a consumer subculture by sharing symbolic meanings and worldviews, zthrough the ownership and alternative uses they do for the automobiles. The main objective was to understand how consumer rituals contribute to the subculture collective identity project; we employed a qualitative approach including netnography, observation, and interviews with five participants of the “Baixos Pelotas”, a group of practitioners involved with lowered cars. The results showed that people involved with lowered cars share a passion for modified vehicles and share experiences and emotions, forming an emotional and affective bond. The rituals of consumption, especially the rituals of possession and care for that class of goods, play a fundamental role in building and cementing the collective identity of the studied subculture. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Sociedade de consumo pt_BR
dc.subject Subcultura pt_BR
dc.subject Rituais de consumo pt_BR
dc.subject Carro rebaixado pt_BR
dc.subject Baixos Pelotas pt_BR
dc.subject Consumer society pt_BR
dc.subject Subculture pt_BR
dc.subject Consumer rituals pt_BR
dc.subject Lowered car pt_BR
dc.title Os rituais de consumo e suas contribuições ao projeto de identidade coletiva da tribo urbana baixos Pelotas pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR


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  • ICEAC - Mestrado em Administração (Dissertações)
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