O universo simbólico dos surdos e sua inserção no contexto da organização formal

Farias, Marcos André Soares

Abstract:

 
Inclusão é um tema recorrente na sociedade civil, e como parte integrante desta, das organizações empresariais. Em sentido restrito, a inclusão de surdos na força de trabalho tem uma característica peculiar: o desafio da comunicação, presente em toda a vida do surdo e agora revivida no contexto dessa organização. A luta do surdo por reconhecimento e pela sua valorização identitária através de seus artefatos culturais, do qual a língua de sinais é marca principal, adentra então aos muros da empresa, onde a questão comunicativa representa a necessidade de adaptação. A teoria da Administração devota à comunicação um papel de destaque para a consecução de seus fins, mediada pela racionalidade objetiva do cosmos corporativo. Essa problemática, então, leva a examinar como são conduzidas essas questões, para que se crie um ambiente intersubjetivo, onde essa luta por reconhecimento é exitosa, e representa de fato um cenário pleno de inclusão do sujeito surdo. Considerando as abordagens filosófica e metodológica de que trata a fenomenologia social, sobretudo em Albert Schutz, o estudo buscou a compreensão deste fenômeno em suas essências, por meio de entrevistas com surdos e ouvintes que partilham o ambiente de trabalho numa organização industrial. O fenômeno foi analisado segundo o fio condutor da comunicação, problemática central, conectado com outros temas, sobretudo racionalidade, inclusão e reconhecimento do surdo como diferença, e não deficiência. O método fenomenológico se apresenta como uma abordagem compreensiva, explicativa e intuitiva, onde o mundo vivido do participante (mundo-da-vida ou lebenswelt) é protagonista, e exige do pesquisador os movimentos de imersão nesse mundo e emersão, buscando referências que completem seu entendimento. Após a análise do material colhido, foi possível a revelação do fenômeno, cujas essências centrais foram: a apresentação ao surdo ao contexto de racionalidade objetiva da organização; a mudança de percepção do ouvinte em relação ao surdo; a zona de conforto do ouvinte, induzida pela racionalidade; a necessidade de aceitação do surdo na organização social; o intercâmbio cultural como forma de comunicação voltada à intersubjetividade; e o trabalho como bandeira de igualdade para o surdo. O estudo se apresenta como uma proposta de aprofundamento da temática dos surdos no campo da Administração, onde ainda é pouco explorada, e seu caráter aberto pode empreender futuros estudos em diversas correntes, como Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho, Teorias Organizacionais; Análise Organizacional e Psicologia Organizacional.
 
Recurring theme around civil society, inclusion is also situated in business organizations. In a specific case, politics of deaf peolpe's inclusion in the labour market has a peculiar characteristic: the communication hedge, always present in the deaf’s life, and at this moment, in the specific context of organization. The deaf's struggle towards acknowledgment and identity regard through their cultural artifacts, which sign language is the main element, is introduced on the company context, where the communicative issues represents adaption needs. The management theories gives to communication a prominent role for the attainment of its goals, mediated by the objective rationality of the corporate cosmos. This question leads to search how these questions are handled, in order to create a intersubjective environment, where this deaf struggle could be successful, and might represents actually a inclusion scenario. Considering the philosophical and methodological approaches that social phenomenology deals with, particulary due to Albert Schutz, the study sought to understand this phenomenon in its essences, through interviews with deaf people and listeners who share the work environment in an industrial organization. The phenomenon was analyzed according to the thread of communication, central problematic, connected with other themes, above all rationality, inclusion and deaf’a acknowledgment as a difference, not a disability. The phenomenological method means a comprehensive, explanatory and intuitive approach. There, the liveworld (lebenswelt) of each participant protagonizes the scene, and demands for the researcher movements of immersion and emersion in it, looking for complementar references towards a complete understanding. After analyzing the collected material, it was possible to reveal the phenomenon, whose core essences were: deaf presented to the organization objective rationality context; changed perceptions by the hearing people, relationed to the deaf; the hearing’s “comfort zone”, reinforced due to the rationality; the acceptance need of the deaf in social organization; cultural exchanges as a form of communication focused on intersubjectivity; and work as a “flag of equality” in the deaf’s hand. This study could be considered as a call for more studies on the Administration’s field, due the lack of exploration in this area; besides, it can engages possible studies in several currents, such as People Management and Labour Relationships, Organizational Theories; Organizational Analysis and Organizational Psychology.
 

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  • ICEAC - Mestrado em Administração (Dissertações)