dc.contributor.author |
Silva, Jéssica Porciuncula Iung da |
|
dc.contributor.author |
Rego, Marianna |
|
dc.date.accessioned |
2021-06-14T18:05:19Z |
|
dc.date.available |
2021-06-14T18:05:19Z |
|
dc.date.issued |
2020 |
|
dc.identifier.citation |
IUNG, Jessica; REGO, Marianna. Educação e tecnologias digitais em foco: precariedades presentes no contexto educacional brasileiro. Revista da Abralin, v. 19, n. 2, p. 1-4, 2020. Disponível em: https://revista.abralin.org/index.php/abralin/article/view/1545/1560. Acesso em: 27 jan. 2021. |
pt_BR |
dc.identifier.issn |
0102-7158 |
|
dc.identifier.uri |
http://repositorio.furg.br/handle/1/9506 |
|
dc.description.abstract |
Esta resenha busca destacar e analisar as principais reflexões apresenta-das pela Profª Drª Ana Elisa Ribeiro (CEFET-MG). A conferência a qual é objeto deste trabalho abordou os ciclos da precariedade na utilização das Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação (TDIC) no âmbito educacional, seja na educação básica, seja na educação superior. Diante disso, Ribeiro destaca que esses ciclos são compostos pelos seguintes pro-blemas: falta de infraestrutura e de qualificação dos profissionais da edu-cação para o uso das tecnologias digitais. Dessa forma, a conferencista lançou olhar para o período pré, durante e pós-pandemia, que poderão possibilitar uma nova perspectiva de pesquisa e de trabalho com as TDIC na educação. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
This review aims to highlight and to analyze the reflections presented by PhD professor Ana Elisa Ribeiro (CEFET-MG). The conference which is the object of this brief review addressed the precarious cycles of Information and Communication Technology (ICT) in the educational environment, ei-ther in basic education or in higher education. Therefore, Ribeiro empha-sized that these cycles are compounded by the following problems: lack of infrastructure and lack of qualification of education professionals to use digital technologies. After all, the speaker shed light on the pre, during and post-pandemic period that may enable a new perspective of research and work with ICT in education. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.rights |
open access |
pt_BR |
dc.subject |
Tecnologias digitais |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Ciclos da precariedade |
pt_BR |
dc.subject |
Digital technology |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Precarious cycles |
pt_BR |
dc.title |
Educação e tecnologias digitais em foco: precariedades presentes no contexto educacional brasileiro |
pt_BR |
dc.type |
article |
pt_BR |
dc.identifier.doi |
10.25189/rabralin.v19i2.1545 |
pt_BR |