Abstract:
Esta pesquisa tem por objetivo estudar a produção ficcional de autoria feminina na série literária Cadernos negros - contos afro-brasileiros, com ênfase nas escritoras Conceição Evaristo, Esmeralda Ribeiro e Miriam Alves. Além de discutir as particularidades dessa escrita, a tese busca contribuir para a sua visibilidade no contexto da literatura brasileira. Uma das principais justificativas do trabalho é justamente que a situação atual dos estudos literários no campo da literatura afro-brasileira aponta para a necessidade de adensamento da sua recepção crítica. Inicialmente, é feita uma revisão histórico-literária e crítico-conceitual da literatura afro-brasileira, resgatando seus movimentos precursores e definindo-a enquanto operador teórico em construção. Em seguida, são apresentados os Cadernos negros e o Quilombhoje (grupo paulistano responsável pela coordenação editorial da série) de modo a afirmar a sua significação sócio-literária enquanto espaço privilegiado de promoção dessa literatura. É feita também uma retrospectiva da representação negativa da mulher negra na literatura brasileira canônica, sendo então destacado o contra-discurso literário da produção contemporânea de autoria feminina afro-brasileira, especialmente encontrado nos Cadernos negros. Essa produção aponta para a desconstrução de estereótipos associados à coletividade afrodescendente no Brasil, com especial engajamento no que diz respeito às mulheres negras; desse modo, assinala ainda a afirmação de papeis até então invisibilizados pela representação tradicional. Nos capítulos analíticos, é realizada uma apresentação das trajetórias intelectuais (dados biobibliográficos e fortuna crítica) das três autoras em destaque, seguida uma leitura analítica dos contos que apresentam protagonismo feminino negro. Cumpre observar que as escritoras são estudadas em capítulos separados, de forma a realçar as particularidades de cada uma delas. De modo geral, os contos não simplesmente colocam em cena personagens femininas negras como o centro de suas tramas, mas as caracterizam a partir de subjetividades femininas negras, constituindo o que foi chamado de perspectivas femininas afro-brasileiras. Essa representação feminina negra empreendida pelas escritoras promove um movimento que desloca as mulheres negras da condição de "objeto" para sujeito do discurso literário. Assim, as escritoras em pauta podem ser consideradas enquanto intelectuais afro-brasileiras insurgentes, as quais prestam uma contribuição inestimável para o processo de atualização da história literária brasileira.
This study is aimed at studying the womens fictional production in the literary series Cadernos negros ("Black notebooks") - Afro-Brazilian short stories, with a focus on the writers Conceição Evaristo, Esmeralda Ribeiro e Miriam Alves. Besides discussing the particularities of such womens writing, the research seeks to contribute to their visibility within Brazilian literature. One of the main reasons for this is precisely that the current situation of the literary studies of Afro-Brazilian literature requires a deepening of critical reception. Therefore, a historical-literary and critical-theoretical review of such literature is undertaken in order to recover precursory movements and define it as a concept under construction. Then, Cadernos negros and the Quilombhoje group (responsible for the series edition) are introduced, thus emphasizing their literary and social importance as a privileged fostering space of such production. Moreover, a review of the negative representation of black women in the Brazilian literary canon is made, and the contemporary fiction of Brazilian black women writers is outstood as a counter-discourse, particularly found in Cadernos negros. Such writing points to the deconstruction of stereotypes associated with African-descendant people in Brazil, especially concerned with black women; thereby roles so far made invisible for them by traditional representation are also stated. In analytical chapters, first the three highlighted authors are introduced, and then an analysis of their short fiction is carried out. It is worth mentioning that the authors are studied in different chapters so as to enhance particularities. Generally, not only do the short stories stage black female characters as protagonists, but they also portrait them from a black female subjectivity, thus constituting what is called herein Brazilian black womens point of view. This representation of black women performs their shift from the position of "object" to subject of literary discourse. So the writers under study can be seen as insurgent Afro-Brazilian intellectuals who have a priceless contribution to the transformation of Brazilian literary history.