Abstract:
Este trabalho de pesquisa volta-se para a elaboração de uma história do conto angolano em uma Angola colonial. Procuramos compreender o papel duplo da literatura nacional produzida então: primeiramente, sua desvinculação da série literária portuguesa, tornando-se uma produção própria local; depois, como arma de combate ao sistema colonial, seja através da denúncia das improbidades de tal sociedade, seja através do processo de construção identitária e conscientização do povo. O entendimento de série literária, conceito fulcral sobre o qual se constrói esta tese, baseia-se nos conceitos propostos de Michel Foucault sobre a ruptura, a formação discursiva e a arqueologia do saber. Assim, a pesquisa compreende o momento em que surgem as propostas de ruptura com a literatura colonial portuguesa e dá-se início às formações discursivas que promoverão o estabelecimento, a partir do feixe de relações instaurado, de um novo conjunto de novas séries do saber – a literatura angolana, a qual forma um quadro independente que abarca os diferentes gêneros da literatura – até seu estabelecimento, terminando no momento em que ocorre a solidificação da ruptura no discurso político local com a independência de Angola, em 1975.
This research focus on the composing of a history of Angolan short story during the colonial period in Angola. In such work we aim to understand the double role of the national literature which was produced then: firstly, its detachment from the Portuguese literary series, becoming a local independent writing; secondly, its characteristics as combat weapon used against colonialism, either reporting all improbity caused by such social system, either assisting the processes of identity construction and of acquiring social awareness. We base our thesis mainly on the concept of literary series, which rest on the theories of rupture, discursive formation and archeology of knowledge, proposed by Michel Foucault. Therefore this research comprises the moment from the eruption of the proposes of rupture from the Portuguese colonial literature and ensuing discursive formations which will establish, based on the authorized system of relations, a new set of series of knowledge – the Angolan literature, which now constitutes an independent frame and embodies all different literary genres – up to the ultimate consolidation of the rupture on the political local discourse, that takes effect with the independence of Angola in 1975.
Cette recherche s'oriente vers l'élaboration d'une histoire de la nouvelle angolaise
dans le contexte de l'Angola colonial. On essaie de comprendre le double rôle de
la littérature nationale écrite à cette époque: d'abord, sa dissociation du
système littéraire portugais, en devenant une production locale; plus tard, en se
caractérisant comme une arme pour lutter contre le système colonial, que ce soit
par la dénonciation d'actes d'improbité dans cette société, ou par le processus de
construction identitaire et de prise de conscience du peuple. La notion du
système littéraire, concept-clé sur lequel se base cette thèse, est appuyée sur les
concepts proposés par Michel Foucault à propos de la rupture, de la formation
discursive et de l'archéologie du savoir. Ainsi, cette recherche comprend la
période qui part du moment où émergent les propositions de rupture avec la
littérature coloniale portugaise, lorsque se sont initiés les formations discursives
qui, à partir des plusieurs relations établies, ont favorisé la mise en place d'un
ensemble de nouveaux systèmes de savoirs - la littérature angolaise, laquelle
forme un groupe indépendant qui comprend différents genres de la littérature - et
va jusqu'à sa consolidation, en s'arrêtant en 1975 quand se produit la solidification
de la rupture dans le discours politique local avec l'indépendance de l'Angola