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dc.contributor.advisor Piva, Mairim Linck
dc.contributor.author Silveira, Lilian Greice dos Santos Ortiz da
dc.date.accessioned 2021-08-30T19:47:35Z
dc.date.available 2021-08-30T19:47:35Z
dc.date.issued 2021
dc.identifier.citation SILVEIRA, Lilian Greice dos Santos Ortiz da. "Na mesma margem”: a representação das sexualidades múltiplas em Caio Fernando Abreu e Joca Reiners Terron. 2021. 243 f. Tese (Doutorado em Letras) – Instituto de Letras e Artes. Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande. 2021. pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/9640
dc.description.abstract A presente tese objetiva analisar as obras de Caio Fernando Abreu e Joca Reiners Terron em que diversas sexualidades são representadas. Partindo dessa premissa, foram selecionados os contos de Caio Fernando Abreu intitulados “Meio silêncio”, “Madrugada”, “Aqueles dois”, “Terça-feira gorda”, “Sargento Garcia”, “Dama da noite”, “Uma praiazinha de areia bem clara, ali, na beira da sanga”, “Uma história confusa”, “Angie” e “As quatro irmãs (uma antropologia fake)”. Essa seleção se justifica pela possibilidade de se investigar a forma como personagens que não se enquadram na heteronormatividade foram construídas em contos do escritor publicados entre as décadas de 1970 e 1990. De Joca Reiners Terron, foi escolhida uma obra contemporânea para compor a pesquisa, a saber, o romance Do fundo do poço se vê a lua, publicado em 2010, a partir do qual se pretende destacar a permanência do viés da intolerância no âmbito literário. Neste estudo, a temática mencionada é explorada por intermédio da aplicação da teoria queer a uma comparação entre as produções de Caio Fernando Abreu e Joca Reiners Terron, enfatizando-se a forma como existências consideradas desviantes são apresentadas através do emprego de recursos literários nos textos em questão. Os trabalhos de Michel Foucault (2018), Judith Butler (2016), Guacira Lopes Louro (2018a), Berenice Bento (2006), dentre outros, embasam a discussão das sexualidades múltiplas e do modo como a sociedade as percebe. Uma vez retomada a história da literatura que aborda tais questões, também as estruturas de poder que corroboram a manutenção de um centro, constituído por homens cisgêneros, brancos, heterossexuais e de classe social mais elevada, são examinadas. Ademais, busca-se ainda avaliar, por meio de uma revisão de temáticas e elementos teóricos nos dois autores da literatura brasileira citados, uma configuração do panorama literário que apresenta obras que retratam identidades plurais, contribuindo para as pesquisas desenvolvidas no Programa de Pós-Graduação em História da Literatura da Universidade Federal do Rio Grande. pt_BR
dc.description.abstract This doctoral dissertation aims to analyze the works of Caio Fernando Abreu and Joca Reiners Terron in which several sexualities are represented. Based on said assumption, Caio Fernando Abreu's short stories “Meio silêncio”, “Madrugada”, “Aqueles dois”, “Terça-feira gorda”, “Sargento Garcia”, “Dama da noite”, “Uma praiazinha de areia bem clara, ali, na beira da sanga”, “Uma história confusa”, “Angie” and “As quatro irmãs (uma antropologia fake)” were selected for the present study. That choice is justified by the possibility of investigating the manner in which characters that do not fit heteronormativity were developed in texts published by the author from the 1970s to the 1990s. A contemporary work by Joca Reiners Terron was also selected for this research, namely, the novel “Do fundo do poço se vê a lua”, published in 2010. This text serves as a basis for this study to highlight the permanence of the bias of intolerance in the literary field. In this dissertation, the aforementioned theme is investigated through the perspective of Queer Theory applied to a comparison between Caio Fernando Abreu’s and Joca Reiners Terron’s output, emphasizing the way in which lives that are considered deviant are presented via the use of literary devices in the texts that were read. The works of Michel Foucault (2018), Judith Butler (2016), Guacira Lopes Louro (2018a), Berenice Bento (2006), among others, lay the foundations for the discussion of multiple sexualities and how they are perceived by society. Once the history of the literature that addresses said issues is resumed, the power structures that corroborate the maintenance of a center consisting of cisgender, white, heterosexual men who belong to higher social classes are examined as well. In addition, this work also aims to survey – through a review of themes and theoretical elements in the two above-mentioned Brazilian authors’ output – a configuration of the literary panorama including portrayals of plural identities, contributing to the research conducted at the Federal University of Rio Grande's Graduate Program in History of Literature. pt_BR
dc.description.abstract Esta tesis tiene el objetivo de analizar las obras de Caio Fernando Abreu y Joca Reiners Terron, en las que hay una diversidad de identidades sexuales representadas. Basándose en esa premisa, se seleccionaron diez cuentos de Caio Fernando Abreu intitulados: Meio silêncio, Madrugada, Aqueles dois, Terça-feira gorda, Sargento Garcia, Dama da noite, Uma praiazinha de areia bem clara, ali, na beira da sanga, Uma história confusa, Angie y As quatro irmãs (uma antropologia fake). Esa selección se justifica por la posibilidad de estudiar la construcción de personajes que no contemplan la heteronormatividad en las obras del escritor, y que se presentan en sus cuentos publicados entre las décadas de 1970 y 1990. De Joca Reiners Terron se eligió una obra contemporánea para componer la investigación, la novela Do fundo do poço se vê a lua, publicada en 2010, a partir de la cual se desea enfatizar la manutención del sesgo de la intolerancia. En este estudio, el tema mencionado se explora a través de la teoría Queer y de una comparación entre las producciones de Caio Fernando Abreu y Joca Reiners Terron, destacando cómo se presentan las existencias consideradas desviantes por medio de los recursos literarios de los textos en cuestión. Los estudios de Michel Foucault (2018), Judith Butler (2016), Guacira Lopes Louro (2018a), Berenice Bento (2006), entre otros, sirven como aportes teóricos para el análisis de las sexualidades múltiples y la forma como la sociedad las percibe. A partir de un recorrido por la historia de la literatura que aborda esos temas, también se investigan las estructuras de poder que contribuyen al mantenimiento de un centro, compuesto por hombres cisgéneros, blancos, heterosexuales y de clase social superior. Además, se busca evaluar, por medio de una revisión de temáticas y elementos teóricos de los dos autores de la literatura brasileña citados, una configuración del panorama literario que presenta obras que retratan personajes múltiples, y así contribuir para las investigaciones desarrolladas en el Programa de Posgrado en Historia de la Literatura de la Universidade Federal do Rio Grande. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Sexualidades pt_BR
dc.subject Heteronormatividade pt_BR
dc.subject Teoria queer pt_BR
dc.subject Estruturas de poder pt_BR
dc.subject Identidades plurais pt_BR
dc.subject Sexualities pt_BR
dc.subject Heteronormativity pt_BR
dc.subject Queer theory pt_BR
dc.subject Power structures pt_BR
dc.subject Plural identities pt_BR
dc.subject identidades sexuales pt_BR
dc.subject heteronormatividad pt_BR
dc.subject estructuras de poder pt_BR
dc.subject personajes múltiples pt_BR
dc.title "Na mesma margem”: a representação das sexualidades múltiplas em Caio Fernando Abreu e Joca Reiners Terron pt_BR
dc.type doctoralThesis pt_BR


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  • ILA - Doutorado em Letras - (Teses)
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