Abstract:
Esta Tese de Doutorado dedica-se ao estudo da obra de Manoel de Barros em um corpus composto por quinze de seus livros de poemas: Compêndio para uso dos pássaros (1960), Gramática expositiva do chão (1966), Matéria de poesia (1970), Arranjos para assobio (1980), Livro de pré-coisas (1985), O guardador de águas (1989), Concerto a céu aberto para solos de ave (1991), O livro das ignorãças (1993), Livro sobre nada (1996), Retrato do artista quando coisa (1998), Ensaios fotográficos (2000), Tratado geral das grandezas do ínfimo (2001), Poemas rupestres (2004), Menino do mato (2010) e Escritos em verbal de ave (2011). A partir de pontos de contato entre o conteúdo dos metapoemas de Manoel de Barros, as falas do poeta em suas entrevistas por escrito e algumas das proposições da fenomenologia de Merleau-Ponty acerca das relações entre sujeito e espaço, a pesquisa volta-se para a investigação da tematização de tais relações do homem com o mundo que o circunda e com os outros no discurso dos poemas de Barros. Além de tomar por base o aporte da fenomenologia, a pesquisa encontra suporte no campo dos estudos literários, em especial, nos estudos sobre poesia desenvolvidos na França por Michel Collot e Christine Dupouy, entre outras contribuições. O objetivo do estudo é descrever o modo como sujeito, espaço e linguagem aparecem como elementos indissociáveis na poesia de Manoel de Barros e, ainda, a forma como tal fato relaciona-se com o intuito de renovação da lírica e restauração da consideração da dimensão referencial do fenômeno poético.
Cette thèse de doctorat est dédiée à l'étude de luvre de Manoel de Barros dans un corpus composé par quinze de ses livres de poèmes : Compêndio para uso dos pássaros (1960), Gramática expositiva do chão (1966), Matéria de poesia (1970), Arranjos para assobio (1980), Livro de pré-coisas (1985), O guardador de águas (1989), Concerto a céu aberto para solos de ave (1991), O livro das ignorãças (1993), Livro sobre nada (1996), Retrato do artista quando coisa (1998), Ensaios fotográficos (2000), Tratado geral das grandezas do ínfimo (2001), Poemas rupestres (2004), Menino do mato (2010) et Escritos em verbal de ave (2011). À partir des points de contact entre le contenu des métapoèmes de Manoel de Barros, les paroles du poète dans les interviews dans lesquels il a participé par écrit et quelques propositions de la phénoménologie de Merlau-Ponty à propos des rapports entre le sujet et lespace, la recherche se tourne vers lobservation de cettes rapports entre lhomme et le monde que lentoure en tant que sujet des poèmes de Barros. En plus de prendre comme base l'apport de la phénoménologie, la recherche trouve un soutien dans certains de ses déploiements dans le domaine des études littéraires, en particulier, dans les études sur la poésie développées en France par Michel Collot et Christine Dupouy, entre autres contributions. L'objectif de l'étude cest analyser la façon dont le sujet, l'espace et le langage se manifestent comme des éléments inséparables dans la poésie de Manoel de Barros et, en plus, observer la façon comme cet phénomenè établit des rapports avec l'intention de renouveler le lyrisme et de restaurer la prise en compte de la dimension référentielle du phénomène poétique.