Especificidades da Educação de Jovens e Adultos: pensando fundamentos, história, narrativas e práticas pedagógicas

Behrend, Danielle Monteiro; Barreto, Sabrina das Neves

Abstract:

 
Este caderno apresenta as palavras de Arroyo as quais parecem refletir o espírito deste texto. Nossa intenção de contribuir para as políticas públicas de EJA encontrou terreno fértil na diversidade de estudos, trajetórias, compreensões, vivências dos autores que, com a capacidade criativa enfatizada por Arroyo, têm desenvolvido suas práticas em diferentes contextos. O Caderno que ora apresentamos vislumbra uma possibilidade de fazer-nos ouvir, de fazer-nos conhecer, de mostrar nossas iniciativas aos demais educadores, pesquisadores, militantes desta modalidade, ainda tão esquecida pelas políticas governamentais, assim como seus sujeitos ainda também o são. O décimo volume da coleção “Cadernos Pedagógicos da EaD” apresenta treze artigos que convidam os leitores e as leitoras a problematizar e, quem sabe, melhor compreender as especificidades da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Apresenta em seus capítulos reflexões sobre a história, os fundamentos, as narrativas dos sujeitos e as práticas pedagógicas desta modalidade.
 
This notebook presents Arroyo's words which seem to reflect the spirit of this text. Our intention to contribute to EJA public policies found fertile ground in the diversity of studies, trajectories, understandings, experiences of the authors who, with the creative capacity emphasized by Arroyo, have developed their practices in different contexts. The Notebook that we present now envisions a possibility of making ourselves heard, of making ourselves known, of showing our initiatives to other educators, researchers, militants of this modality, still so forgotten by government policies, as well as its subjects still are. The tenth volume of the collection “Cadernos Pedagógicos da EaD” presents thirteen articles that invite readers to problematize and, who knows, better understand the specificities of Youth and Adult Education (EJA). It presents in its chapters reflections on the history, foundations, narratives of the subjects and pedagogical practices of this modality.
 
Este cuaderno presenta las palabras de Arroyo que parecen reflejar el espíritu de este texto. Nuestra intención de contribuir con las políticas públicas de la EJA encontró un terreno fértil en la diversidad de estudios, trayectorias, entendimientos, experiencias de los autores que, con la capacidad creativa destacada por Arroyo, han desarrollado sus prácticas en diferentes contextos. El Cuaderno que presentamos ahora vislumbra una posibilidad de hacernos escuchar, de darnos a conocer, de mostrar nuestras iniciativas a otros educadores, investigadores, militantes de esta modalidad, aún tan olvidada por las políticas gubernamentales, como lo están sus sujetos. El décimo volumen de la colección “Cadernos Pedagógicos da EaD” presenta trece artículos que invitan a los lectores a problematizar y, quién sabe, comprender mejor las especificidades de la Educación de Jóvenes y Adultos (EJA). Presenta en sus capítulos reflexiones sobre la historia, fundamentos, narrativas de los sujetos y prácticas pedagógicas de esta modalidad.
 

Show full item record

 

Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • Cadernos Pedagógicos da EaD