dc.contributor.advisor |
Souza, Raquel Rolando |
|
dc.contributor.author |
Roig, José Antonio Klaes |
|
dc.date.accessioned |
2021-11-18T01:14:50Z |
|
dc.date.available |
2021-11-18T01:14:50Z |
|
dc.date.issued |
2017 |
|
dc.identifier.citation |
ROIG, José Antonio Klaes. A estética do espelho de Erico Verissimo em solo de clarineta e breve história da literatura brasileira. 2017. 242 f. Tese (Doutorado em Letras) – Instituto de Letras e Artes. Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande. 2017. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.furg.br/handle/1/9708 |
|
dc.description.abstract |
A presente tese tem por objetivo analisar a "Estética do Espelho" na obra de Erico Verissimo, observando os recursos estilísticos, enunciativos e literários utilizados na autobiografia Solo de clarineta (com destaque para o volume I, concluído em vida) e em Breve história da literatura brasileira, texto em que o autor atua como historiador literário. A obra de Erico Verissimo tem sido analisada em diversas áreas do conhecimento, contudo seu projeto literário necessita de outro olhar especular da crítica literária. Este estudo está amparado pela Teoria do Imaginário, de Gilbert Durand, pela Fenomenologia de Gaston Bachelard e pela Filosofia da composição, de Edgar Allan Poe. O imaginário do escritor une ética e estética, intertextualidade e metalinguagem, sendo influenciado pela mitologia familiar, pela simbologia espacial e pela memória imaginante em constante diálogo com o seu leitor, com seus autores prediletos e com a própria obra. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
This thesis aims to analyze the "Aesthetics of the Mirror" in the work of Erico Verissimo, observing the stylistic, enunciative and literary resources used in the autobiography Solo de clarineta (with emphasis on volume I, completed in life) and in Brazilian Literature an Outline, in which the author acts as literary historian. The work of Erico Verissimo has been analyzed in several areas of knowledge; however his literary project needs another specular look from the literary criticism. This study is supported by Gilbert Durand's Imagery Theory, Gaston Bachelard's Phenomenology, and Edgar Allan Poe's Philosophy of composition. The writer's imagery unites ethics and aesthetics, intertextuality and metalanguage, being influenced by family mythology, spatial symbology and the memory which imagines in constant dialogue with his reader, his favorite authors and his own work. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.rights |
open access |
pt_BR |
dc.subject |
Autobiografia |
pt_BR |
dc.subject |
Espelho |
pt_BR |
dc.subject |
Estética |
pt_BR |
dc.subject |
Imaginário |
pt_BR |
dc.subject |
Erico Verissimo |
pt_BR |
dc.subject |
Autobiography |
pt_BR |
dc.subject |
Mirror |
pt_BR |
dc.subject |
Aesthetics |
pt_BR |
dc.subject |
Imagery |
pt_BR |
dc.title |
A estética do espelho de Erico Verissimo em solo de clarineta e breve história da literatura brasileira |
pt_BR |
dc.type |
doctoralThesis |
pt_BR |