Abstract:
A maioria das pesquisas no ensino de Física, que visam propor mudanças na forma com que o ensino é baseado busca a integração dos conhecimentos físicos com o cotidiano do estudante. Sendo assim, o presente artigo tem como finalidade apresentar o desenvolvimento de uma Unidade Didática (UD) semestral de Termodinâmica para futura implementação no Ensino Médio. A busca pela contextualização e o ensino por competências e habilidades no ensino de Física vem sendo tratados nas Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN+) através da abordagem dos temas estruturadores. Neste sentido, este trabalho relata sobre a construção de uma Unidade Didática, apoiada nestes parâmetros, levando em consideração o conhecimento prévio e visando principalmente a aprendizagem significativa do conhecimento físico pelos estudantes.
Most research on physics teaching, aiming to propose changes in how teaching is based on, seeks the integration of physics knowledge with the student life. Therefore, this article aims to present the development of a semiannual Teaching Unit (UD) on Thermodynamics for future implementation in high school. The search for context and the teaching aiming development of skills and abilities in teaching physics was being addressed in the Guidelines Supplemental Educational National Curriculum Parameters (PCN+) through the structuring issues approach. Thus, this paper reports on the construction of a Teaching Unit, based on these parameters, taking into account the previous knowledge and aiming mainly to significant learning of physical knowledge by the students.