Show simple item record

dc.contributor.author Araújo, Rafaele Rodrigues de
dc.contributor.author Mackedanz, Luiz Fernando
dc.contributor.author Santana, Rúbia da Costa
dc.contributor.author Silva, Grasiele Ruiz
dc.date.accessioned 2011-09-07T05:39:57Z
dc.date.available 2011-09-07T05:39:57Z
dc.date.issued 2010
dc.identifier.citation ARAÚJO, Rafaele Rodrigues de et al. Termodinâmica através de temas estruturadores: um processo de construção do conhecimento físico. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA, 2., 2010, Ponta Grossa. Anais... Ponta Grossa: UTFPR, 2010. Disponível em: <http://www.pg.utfpr.edu.br/sinect/anais2010/artigos/Ens_Fis/art89.pdf> Acesso em: 31 ago. 2011. pt_BR
dc.identifier.issn 2178-6135
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/975
dc.description.abstract A maioria das pesquisas no ensino de Física, que visam propor mudanças na forma com que o ensino é baseado busca a integração dos conhecimentos físicos com o cotidiano do estudante. Sendo assim, o presente artigo tem como finalidade apresentar o desenvolvimento de uma Unidade Didática (UD) semestral de Termodinâmica para futura implementação no Ensino Médio. A busca pela contextualização e o ensino por competências e habilidades no ensino de Física vem sendo tratados nas Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN+) através da abordagem dos temas estruturadores. Neste sentido, este trabalho relata sobre a construção de uma Unidade Didática, apoiada nestes parâmetros, levando em consideração o conhecimento prévio e visando principalmente a aprendizagem significativa do conhecimento físico pelos estudantes. pt_BR
dc.description.abstract Most research on physics teaching, aiming to propose changes in how teaching is based on, seeks the integration of physics knowledge with the student life. Therefore, this article aims to present the development of a semiannual Teaching Unit (UD) on Thermodynamics for future implementation in high school. The search for context and the teaching aiming development of skills and abilities in teaching physics was being addressed in the Guidelines Supplemental Educational National Curriculum Parameters (PCN+) through the structuring issues approach. Thus, this paper reports on the construction of a Teaching Unit, based on these parameters, taking into account the previous knowledge and aiming mainly to significant learning of physical knowledge by the students. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Unidade didática pt_BR
dc.subject Temas estruturadores pt_BR
dc.subject Aprendizagem significativa pt_BR
dc.subject Teaching units pt_BR
dc.subject Structuring issues pt_BR
dc.subject Significant learning pt_BR
dc.title Termodinâmica através de temas estruturadores: um processo de construção do conhecimento físico pt_BR
dc.type conferenceObject pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IMEF - Trabalhos apresentados em eventos
  • Show simple item record