dc.description.abstract |
Introdução/Problematização: A pandemia da Covid-19 gerou grandes efeitos na educação e
na necessidade de uma rápida resposta adaptativa de instituições, docentes e discentes, na busca
de uma resolução que permitisse a continuidade do processo educativo em outros formatos.
Objetivo/proposta: Este estudo objetiva compreender as potencialidades e desafios do trabalho
remoto à luz da lente teórica de limitações digitais.
Fundamentação teórica: No período de pandemia, a educação remota, através das Tecnologias
de Informação e Comunicação (TIC), surgem como uma mudança temporária na educação.
Nesse contexto, recorre-se ao conceito de limitações digitais, uma vez que elas se configuram
em uma nova forma de abordar a exclusão e a desigualdade digital, compreendendo limitações
de restrições individuais. Entre estas limitações, é possível identificar dois eixos de análise,
sendo eles: fatores sociais (integração entre as funcionalidades do AVA para os usos da
docência) e materiais (problemas com a internet).
Discussão dos Resultados: A partir do operar do método foi elaborado o discurso
“Potencialidades e desafios do trabalho remoto” que nos permitiu perceber que as limitações
de acesso apontadas pelos professores estão alinhadas à ausência de artefatos apropriados e/ou
dificuldades em configurá-los, além disso, questões ergométricas, como mobiliário e ambiente apropriado também foram apontados. Destaca-se ainda, o impacto do trabalho remoto na rotina
e experiências da família e os desafios em alinhar as demandas de trabalho.
Considerações Finais/Conclusão: O estudo permite concluir que as limitações apontadas, em
sua maioria, não estão vinculadas aos professores, mas sim à falta de outros agentes
educacionais como infraestrutura adequada e estabelecimento de espaços apropriados para o
diálogo e o desenvolvimento das atividades laborais.
Contribuições do trabalho: Este trabalho espera contribuir com a atividade docente de
professores no período de pandemia, elucidando novas formas de atuação por meio das TIC.
Além de apresentar as limitações que as TIC geram a docentes e até discentes por conta dos
aspectos sociais e materiais, fatores que a partir deste estudo podem chamar a atenção das
instituições visando à redução de tais dificuldades, propiciando uma melhora da educação
remota. |
pt_BR |