Abstract:
O grande volume que a produção científica veio tomando a partir do início do século 20
acarretou não só na preocupação de estudar esse fenômeno e organizar tamanha
quantidade de documentos publicados, mas foi propício ao desenvolvimento de
técnicas e ferramentas para medir e analisar a produção científica. Uma dessas
técnicas, que surgiu logo na primeira metade do século 20, é a Bibliometria, área que
analisa a produção científica escrita em seus diversos suportes. Sejam livros,
periódicos ou a literatura cinzenta, toda essa produção pode ser mensurada através
das técnicas bibliométricas. Dentro da Bibliometria, encontra-se a análise de citações, a
qual, através das citações presentes nos documentos, realiza estudos que permitem
tecer elos entre o texto citante e o texto citado, medir freqüências e mapear
características de determinado campo do conhecimento. Justamente com esse fim, foi
aplicada a análise de citações para estudar os Trabalhos de Conclusão de Curso
(TCCs), do curso de Biblioteconomia, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
(UFRGS). Delimitou-se como período analisado os TCCs apresentados nos anos de
2007 e 2008, totalizando 51 monografias. Com o objetivo geral de mapear as
características das fontes de informação utilizadas pelos alunos ao elaborarem seus
TCCs, foi desenvolvido um banco de dados no software Microsoft Excel® onde inseriuse todas as 1.999 referências que compuseram o universo de estudo. As análises
indicaram que os livros são a fonte mais utilizada pelos alunos de Biblioteconomia da
UFRGS, com 43%, seguida dos periódicos, com 25,8%. O idioma mais citado é o
português, com 89,1%, seguido pelo inglês, com 6,2% e pelo espanhol, com 4,4%. O
tipo de autoria predominante é a individual, que totaliza 61,3% de todas as citações. As
fontes são predominantemente atuais, com 48,2% de documentos publicados a partir
do ano 2001. Os resultados foram comparados com um estudo semelhante realizado
em 2004 e, através das interpretações dos dados, apontaram-se tendências quanto ao
hábito de citar dos formandos em Biblioteconomia da UFRGS. Por fim, os dados foram
divididos de acordo com as seis áreas em que da qual é composta a Biblioteconomia.
As análises conforme as áreas mostraram que cada uma possui características próprias
quanto aos autores mais citados, embora os professores orientem alunos de outras
áreas que não a sua e alguns autores apareçam em mais de uma área.
The increase in the volume of scientific publications from the early 20th century brought
not only the concern of studying this phenomenon and organize such quantity of papers
published, but was conducive to the development of techniques and tools to measure
and analyze the output of science. One of these techniques, which appeared in the first
half of the 20th century, is Bibliometrics, an area that examines the production of
scientific writing in their various media. Books, periodicals or gray literature, all this
production can be measured through bibliometric techniques. Studies cover
Bibliometrics, citation analysis which, through citations in documents, links between
cited text and citing text, measures frequency and maps characteristics of a field of
knowledge. Precisely for this purpose, we apply the analysis of citations to study of
course works describes from Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). The
period examined comprised the years 2007 and 2008, totaling 51 monographs. With the
general objective of mapping the characteristics of sources of information used by
students to develop their course works, we developed a database in Microsoft Excel®
software which included all references that composed the universe of our study, which
represented a total of 1.999 citations. Our analysis indicated that the books are the
source most frequency used by students of Librarianship in UFRGS (43%), followed by
periodic with 25,8%. The language of frequency is Portuguese, with 89,1%, followed by
English with 6,2% and the Spanish, with 4,4%. The predominant type of undergraduate
students authorship is the individual, which total 61,3% of all citations. Sources are
predominantly updated with 48,2% of papers published from 2001 onwards. Our results
were compared with a similar study conducted in 2004 and, through comparison was
possible, point out trends in student’s citation practices in Librarianship, UFRGS. Finally,
we divided our data according to the six areas the curriculum of is divided. Our analysis
showed that the areas as each has its own characteristics and most cited authors,
although teachers supervise students in other areas than their own, and some supervise
in more than one area.