Montar imagens, montar histórias: as narrativas construídas na exposição Histórias afro-atlânticas

Barczak, Fernanda Buttini

Abstract:

 
Objetiva-se neste trabalho investigar as narrativas construídas na exposição Histórias afro-atlânticas, que ocorreu no ano de 2018, fruto de uma parceria entre o Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP) e o Instituto Tomie Ohtake. Parte-se dos pressupostos teóricos de Georges Didi-Huberman acerca do conhecimento pela montagem. Para tanto, em um primeiro momento, busca-se compreender a exposição como uma das estratégias do MASP no ímpeto de descolonizar o museu. Desse modo, debruça-se sobre a trajetória da instituição em seus cruzamentos com a arte africana e afro-brasileira, com destaque à implementação do projeto Histórias, em 2016. Em seguida, analisa-se um conjunto de obras do primeiro núcleo da exposição, intitulado Mapas e margens, são elas: A Place to Call Home (Africa-America) (2009), de Hank Willis Thomas; O navio (2007) de Emanoel Araújo; e A permanência das estruturas (2017), de Rosana Paulino. O estudo da montagem do núcleo é articulado a categoria Atlântico negro de Paul Gilroy, acionada pela curadoria. Por fim, analisa-se um conjunto de obras do sexto núcleo da exposição, nomeado Retratos. O enfoque se dá em dois retratos de mulheres negras que viveram no século XIX: Baiana (sem data), de autoria desconhecida, e Zeferina (2018), de Dalton Paula. Intenciona-se, assim, desdobrar as narrativas afro-atlânticas construídas quando as mulheres retratadas são postas em relação – e suas histórias são entrelaçadas.
 
The objective of this work is to investigate the narratives constructed in the Afro-Atlantic Histories exhibition, which took place in 2018. The exhibition was the result of a partnership between the Museum of Art of São Paulo Assis Chateaubriand (MASP) and Tomie Ohtake Institute. It is based on the theoretical assumptions of Georges Didi-Huberman about knowledge through the montage. To this end, at first, it seeks to understand the exhibition as one of MASP's strategies in the impetus to decolonize the museum. In this way, it focuses on the trajectory of the institution in its intersections with African and Afro-Brazilian art, with emphasis on the implementation of the Histories project in 2016. Then, a set of works from the first group of the exhibition titled Maps and margins is analyzed: A Place to Call Home (Africa-America) (2009), by Hank Willis Thomas; The ship (2007) by Emanoel Araújo; and The Permanence of Structures (2017), by Rosana Paulino. The study of the montage of the group is articulated to the Black Atlantic category by Paul Gilroy, defined by the curatorship. Finally, a set of works from the sixth section of the exhibition, named Portraits, is analyzed. The focus is on two portraits of black women who lived in the 19th century: Baiana (no date), by unknown author, and Zeferina (2018), by Dalton Paula. It is intended, therefore, to unfold the Afro-Atlantic narratives constructed when the portrayed women are put in relation – and their histories are intertwined.
 

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