Abstract:
O presente trabalho visa a contribuir para a discussão acerca da resistência e das disputas pela
ocupação do Centro-Leste em Florianópolis – SC, partindo da experiência da juventude negra
na Batalha das Mina, no Fluxo do Madalena e no Samba da Antonieta, sob o período que
compreende do ano de 2016 ao de 2022. Diante disso, objetivamos analisar o movimento de
ocupação e reivindicação do Centro-Leste como espaço de articulação e expressão cultural da
juventude negra, a fim de explorar as iniciativas culturais e discutir os significados construídos
aos olhos dessa juventude. A base de contextualização da pesquisa se deu por meio de revisão
bibliográfica sobre o processo de formação sócio-histórica do Centro da cidade e construção da
sua vida noturna, estudo que combinamos ao trabalho com a História Oral, também travando
diálogos entre as entrevistas e arquivos digitais relacionados a essas alternativas culturais. Neste
processo, evocando as narrativas da juventude negra inserida no meio cultural local em
contraponto a toda a história de opressão que impera em nosso país, a toda a violência das
classes dominantes, destacamos o Centro-Leste como um território que emana uma rica
identidade própria. Anunciamos uma juventude que ali se lança sob uma identificação coletiva
entre seus rolês culturais, impulsionando novas possibilidades de construção de relações
afetivas, uma nova sociabilidade, principalmente pautada no acolhimento, na descoberta e no
fortalecimento da cultura e da esperança do povo negro.
This research aims to contribute to the discussion about the resistance and disputes for the
occupation of the Center-East in Florianópolis – SC, starting from the experience of black youth
in Battle of Mines (Batalha das Mina), in Magdalene’s Flow (Fluxo do Madalena) and in
Antoinette’s Samba (Samba da Antonieta), under the period which ranges from 2016 to 2022.
In view of this, we aim to analyze the occupation movement and claim of the Center-East as a
space for articulation and cultural expression of black youth, in order to explore cultural
initiatives and discuss the meanings constructed by that youth perspectives. The basis of
contextualization of this research was through a bibliographic review on the process of sociohistorical formation of the city center and construction of its nightlife, a study that we combined
with the work with Oral History, also engaging in dialogues between interviews and digital
archives related to these cultural alternatives. In this process, evoking the narratives of black
youth inserted in the local culture in contrast to the entire history of oppression that prevails in
our country, to all the violence of the ruling classes, we highlight the Center-East as a territory
that emanates a rich identity of its own. We announce a youth that launches itself in that territory
under a collective identification among its cultural roles, promoting new possibilities for
building affective relationships, a new sociability, mainly based on welcoming, discovering and
strengthening the culture and hope of the black people.