Abstract:
Resenha do livro: EVANS, Richard J. Eric Hobsbawm: uma vida na história. São Paula: Planeta, 2021. Onde esta falando sobre o Lançamento em 2019 na Inglaterra, acaba de ser lançada, no Brasil, em 2021, a biografia de Eric Hobsbawm escrita pelo historiador Richard J. Evans. Um livrosobre a vida de um dos mais influentes historiadores, dos séculos XX e XXI, no mundo (Hobsbawm), especialmente popular no Brasil, escrita por um proeminente historiador inglês (Evans), que se destacou por seus trabalhos sobre história da Alemanha no século passado, especialmente sobre o Terceiro Reich. A forma dessa biografia é um paradoxo, ao menos para historiadores. Não é uma “biografia acadêmica”, no estilo que os historiadores buscaram desenvolver a partir dos anos 1970-1980. Não obstante, é claramente um texto redigido por um historiador. Ainda que não exista uma reflexão, por exemplo, sobre questões teórico-metodológicas. Mas isso não nos deve fazer crer que Evans é um neófito no assunto. Richard J. Evans, ao que tudo indica, teve por objetivo produzir uma narrativa clara e envolvente sobre a vida e obrade seu biografado. Eric Hobsbawm foi o que normalmente chamamos de intelectual público. O historiador frequentava programas de rádio e TV com assiduidade e suas opiniões eram conhecidas de grande parte do mundo anglófono. Isso, cremos, ajuda a dissolver o aparente paradoxo de um livro. Esse livro não se direciona a um público especializado, mas a um grande público.
Book Review: EVANS, Richard J. Eric Hobsbawm: a life in history. São Paula: Planeta, 2021. Where it is talking about the release in 2019 in England, it has just been released, not in Brazil, in 2021, a biography of Eric Hobsbawm written by historian Richard J. Evans. A book about the life of one of the two most influential historians, two centuries XX and XXI, in the world (Hobsbawm), especially popular in Brazil, written by a prominent English historian (Evans), who stood out for his works on the history of Germany in the century past, especially about the Third Reich. The way of his biography is paradoxical, at least for historians. It is not an “academic biography”, not the style that historians will seek to develop from the two years 1970-1980. However, it is clearly a text edited by a historian. Although there is no reflection, for example, on theoretical-methodological questions. But this should not make us believe that Evans is a neophyte in the matter. Richard J. Evans, as everything indicates, aims to produce a clear and engaging narrative about the life and work of his biographer. Eric Hobsbawm was what we normally call a public intellectual. The historian frequented radio and TV programs assiduously and his opinions of him were known by a large part of the English-speaking world. Isso, cremos, helps to dissolve the apparent paradox of a book. This book is not addressed to a specialized audience, but to a large audience.
Reseña del libro: EVANS, Richard J. Eric Hobsbawm: uma vida na história. São Paula: Planeta, 2021. Onde this falando on o Lançamento em 2019 na Inglaterra, acaba de ser lançada, no Brasil, em 2021, a biografia of Eric Hobsbawm escrita por el historiador Richard J. Evans. Um livrosobre a vida de um dos mais influentes historiadores, dos séculos XX e XXI, no mundo (Hobsbawm), especialmente popular no Brasil, escrita por um proeminente historiador inglês (Evans), que se destacou por seus trabalhos sobre história da Alemanha no século passado, especialmente sobre o Terceiro Reich. A forma dessa biografia é um paradoxo, ao menos para historiadores. Não é uma “biografia acadêmica”, no estilo que os historiadores buscaram desenvolver a partir de dos años 1970-1980. No obstante, é claramente um texto redigido por um historiador. Ainda que não existe uma reflexão, por ejemplo, sobre questões teórico-metodológicas. Mas isso não nos deve fazer crer que Evans é um neófito no assunto. Richard J. Evans, ao que tudo indica, teve por objetivo produzir uma narrativa clara e envolvente sobre a vida e obrade seu biografado. Eric Hobsbawm foi o que normalmente chamamos de intelectual público. El historiador frecuentaba programas de radio y TV con asiduidad y sus opiniones eran conhecidas de gran parte del mundo anglófono. Isso, cremos, ajuda a dissolver o aparente paradoxo de um livro. Esse livro não se dirige a un público especializado, más a un gran público.