Crianças “desvalidas” e o dever de trabalhar: ensino profissional e assistência à infância pobre no século XIX em Fortaleza (CE)

Lima, Ana Cristina Pereira

Abstract:

 
O artigo trata da implantação do ensino profissional para meninos e meninas órfãs e pobres na cidade de Fortaleza (CE) durante a segunda metade do século XIX. Foram analisadas duas instituições de recolhimento infantil voltadas ao trabalho: o Colégio de Educandos Artífices e o Colégio da Imaculada Conceição. Tais instituições foram criadas com o propósito de ordenar e qualificar o trabalho de crianças, estimulado no período e defendido como assistência aos “desvalidos”, além de propagado como prevenção à ociosidade e à criminalidade. Observou-se que o ensino profissional ofertado no século XIX estava ligado aos mecanismos de ajuste das crianças para atender demandas do crescimento econômico e espacial da cidade. O estudo tomou como fontes os regulamentos dos colégios, jornais do período e documentos oficiais da província.
 
The article deals with the implementation of professional education for orphaned and poor boys and girls in the city of Fortaleza (CE) during the second half of the 19th century. Two work-oriented institutions for children were analyzed: Colégio de Educandos Artífices and Colégio da Imaculada Conceição. Such institutions were created with the purpose of ordering and qualifying the work of children, stimulated in the period and defended as assistance to the “underprivileged”, in addition to propagated as a prevention of idleness and crime. It was observed that the professional education offered in the 19th century was linked to the children's adjustment mechanisms to meet the demands of the city's economic and spatial growth. The study took as sources the regulations of the colleges, newspapers of the period and official documents of the province.
 
El artículo trata sobre la implementación de la educación profesional para niños y niñas huérfanos y pobres en la ciudad de Fortaleza (CE) durante la segunda mitad del siglo XIX. Se analizaron dos instituciones orientadas al trabajo infantil: el Colégio de Educandos Artífices y el Colégio da Imaculada Conceição. Tales instituciones fueron creadas con el propósito de ordenar y calificar el trabajo de los niños, estimuladas en el período y defendidas como asistencia a los “desfavorecidos”, además de propagadas como prevención de la ociosidad y el delito. Se observó que la formación profesional ofrecida en el siglo XIX estuvo ligada a los mecanismos de ajuste de los niños para atender las demandas del crecimiento económico y espacial de la ciudad. El estudio tomó como fuentes los reglamentos de los colegios, periódicos de la época y documentos oficiales de la provincia.
 

Description:

Artigo da Revista Brasileira de História & Ciências Sociais - RBHCS, v. 13, n. 25, p. 91–108, Edição Especial de 2021, publicado no município de Rio Grande (RS), pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG.

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