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dc.contributor.advisor Wiedenhöft, Guilherme Costa
dc.contributor.author Martins, Rodrigo Cardozo
dc.date.accessioned 2023-04-19T02:46:10Z
dc.date.available 2023-04-19T02:46:10Z
dc.date.issued 2023
dc.identifier.citation MARTINS, R. C. Cultura organizacional dominante associado ao comportamento de cidadania organizacional influenciam positivamente a qualidade assistencial percebida: estudo de caso no Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Orientador: Guilherme Costa Wiedenhöft. 2023. 42 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2023. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10861
dc.description Trabalho de Conclusão de Curso defendido em 2023. pt_BR
dc.description.abstract A Cultura Organizacional Dominante compõe a estrutura de uma instituição em conjunto com o Comportamento de Cidadania Organizacional, estes desenvolvem vínculos e corroboram os valores com os quais os colaboradores se identificam. No campo da assistência em saúde, estes dois fatores aliados ao comportamento coletivo dos colaboradores, convergem para um propósito em comum que poderá resultar em aumento da satisfação do paciente, podendo o Comportamento Organizacional Dominante exercer um papel fundamental junto com o Comportamento de Cidadania Organizacional (CCO) na prestação de cuidados e na qualidade da assistência. A questão pesquisa nesse trabalho visa identificar, quais são as relações entre a Cultura Organizacional Dominante no Centro Cirúrgico e no Comportamento de Cidadania Organizacional e os impactos na qualidade assistencial no Hospital de Clínicas de Porto Alegre? Esta pesquisa terá o objetivo de analisar como a Cultura Organizacional Dominante e o Comportamento de Cidadania Organizacional podem impactar a qualidade assistencial percebida pelos colaboradores das áreas assistenciais no Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA). Para tanto, foi realizado um estudo de caso de natureza qualitativa, junto aos colaboradores do HCPA por meio de entrevistas presenciais. Foi utilizada a escala desenvolvida por Rego (2002), para o conceito de CCO, o método OCAI (Cameron e Quinn, 1999), para identificar a cultura organizacional e percepção da qualidade assistencial. Sobre a abordagem do estudo de caso, o estudo combina métodos qualitativos, com questionário estruturado com perguntas abertas e fechadas, entrevistas e análise documental conforme Bardin e Shumeiko (1977). Os resultados evidenciaram que a Cultura Organizacional Dominante no Centro Cirúrgico como cultura de CLÃ e a dimensão de CCO de harmonia interpessoal, no qual o constructo do CCO impacta positivamente a Qualidade Assistencial (BONATO, 2011). pt_BR
dc.description.abstract The Dominant Organizational Culture makes up the structure of an institution together with the Organizational Citizenship Behavior, these develop bonds and corroborate the values with which employees identify. In the field of health care, these two factors, combined with the collective behavior of employees, converge towards a common purpose that may result in increased patient satisfaction, with Dominant Organizational Behavior being able to play a fundamental role together with Organizational Citizenship Behavior (CCO) in the provision of care and the quality of care. The research question in this work aims to identify, what are the relationships between the Dominant Organizational Culture in the Surgical Center and the Organizational Citizenship Behavior and the impacts on the quality of care at Hospital de Clínicas de Porto Alegre? This research will have the objective of analyzing how the Dominant Organizational Culture and the Organizational Citizenship Behavior can impact the quality of care perceived by employees of the care areas at the Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA). For this purpose, a case study of a qualitative nature was carried out with HCPA employees through face-to-face interviews. The scale developed by Rego (2002) for the concept of OCB, the OCAI method (Cameron and Quinn, 1999) was used., to identify the organizational culture and perception of care quality. Regarding the case study approach, the study combines qualitative methods, with a structured questionnaire with open and closed questions, interviews and document analysis according to Bardin and Shumeiko (1977). The results showed that the Dominant Organizational Culture in the Surgical Center as a CLAN culture and the OCC dimension of interpersonal harmony, in which the OCC construct positively impacts the Quality of Care (BONATO, 2011). pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Universidade Federal do Rio Grande - FURG pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Comportamento de Cidadania Organizacional pt_BR
dc.subject Cultura Organizacional pt_BR
dc.subject Qualidade Assistencial pt_BR
dc.subject Organizational Citizenship Behavior pt_BR
dc.subject Organizational Culture  pt_BR
dc.subject Assistance Quality pt_BR
dc.title Cultura organizacional dominante associado ao comportamento de cidadania organizacional influenciam positivamente a qualidade assistencial percebida: estudo de caso no Hospital de Clínicas de Porto Alegre pt_BR
dc.type bachelorThesis pt_BR


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  • ICEAC - Trabalhos de graduação do curso de Bacharel em Administração - SAP
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