Abstract:
A Cultura Organizacional Dominante compõe a estrutura de uma instituição em conjunto com
o Comportamento de Cidadania Organizacional, estes desenvolvem vínculos e corroboram os
valores com os quais os colaboradores se identificam. No campo da assistência em saúde, estes
dois fatores aliados ao comportamento coletivo dos colaboradores, convergem para um
propósito em comum que poderá resultar em aumento da satisfação do paciente, podendo o
Comportamento Organizacional Dominante exercer um papel fundamental junto com o
Comportamento de Cidadania Organizacional (CCO) na prestação de cuidados e na qualidade
da assistência. A questão pesquisa nesse trabalho visa identificar, quais são as relações entre a
Cultura Organizacional Dominante no Centro Cirúrgico e no Comportamento de Cidadania
Organizacional e os impactos na qualidade assistencial no Hospital de Clínicas de Porto Alegre?
Esta pesquisa terá o objetivo de analisar como a Cultura Organizacional Dominante e o
Comportamento de Cidadania Organizacional podem impactar a qualidade assistencial
percebida pelos colaboradores das áreas assistenciais no Hospital de Clínicas de Porto Alegre
(HCPA). Para tanto, foi realizado um estudo de caso de natureza qualitativa, junto aos
colaboradores do HCPA por meio de entrevistas presenciais. Foi utilizada a escala desenvolvida
por Rego (2002), para o conceito de CCO, o método OCAI (Cameron e Quinn, 1999), para
identificar a cultura organizacional e percepção da qualidade assistencial. Sobre a abordagem
do estudo de caso, o estudo combina métodos qualitativos, com questionário estruturado com
perguntas abertas e fechadas, entrevistas e análise documental conforme Bardin e Shumeiko
(1977). Os resultados evidenciaram que a Cultura Organizacional Dominante no Centro
Cirúrgico como cultura de CLÃ e a dimensão de CCO de harmonia interpessoal, no qual o
constructo do CCO impacta positivamente a Qualidade Assistencial (BONATO, 2011).
The Dominant Organizational Culture makes up the structure of an institution together with the
Organizational Citizenship Behavior, these develop bonds and corroborate the values with
which employees identify. In the field of health care, these two factors, combined with the
collective behavior of employees, converge towards a common purpose that may result in
increased patient satisfaction, with Dominant Organizational Behavior being able to play a
fundamental role together with Organizational Citizenship Behavior (CCO) in the provision of
care and the quality of care. The research question in this work aims to identify, what are the
relationships between the Dominant Organizational Culture in the Surgical Center and the
Organizational Citizenship Behavior and the impacts on the quality of care at Hospital de
Clínicas de Porto Alegre? This research will have the objective of analyzing how the Dominant
Organizational Culture and the Organizational Citizenship Behavior can impact the quality of
care perceived by employees of the care areas at the Hospital de Clínicas de Porto Alegre
(HCPA). For this purpose, a case study of a qualitative nature was carried out with HCPA
employees through face-to-face interviews. The scale developed by Rego (2002) for the concept
of OCB, the OCAI method (Cameron and Quinn, 1999) was used., to identify the organizational
culture and perception of care quality. Regarding the case study approach, the study combines
qualitative methods, with a structured questionnaire with open and closed questions, interviews
and document analysis according to Bardin and Shumeiko (1977). The results showed that the
Dominant Organizational Culture in the Surgical Center as a CLAN culture and the OCC
dimension of interpersonal harmony, in which the OCC construct positively impacts the Quality
of Care (BONATO, 2011).