Abstract:
O presente trabalho de pesquisa compara o modelo de negócios da cadeia de valor da batatadoce produzida na região de Passo Osvaldo Cruz, localizada em Caraá, com os modelos de
negócios da cadeia de valor propostos pelos autores Miller e Jones (2010). A pesquisa, de
natureza qualitativa, foi conduzida através de estudo de campo, que compreendeu entrevistas
com os produtores rurais da região estudada e a elaboração de relatórios de observação, e de
material bibliográfico. Os dados coletados demonstraram que os modelos da cadeia de valor
descritos por Miller e Jones (2010) não condizem com o modelo observado na pesquisa devido
à características não comuns entre ambos e, principalmente, devido à não presença de
financiamento da cadeia. No final do trabalho foi possível concluir que outras formas de modelo
de negócio da cadeia de valor da batata-doce podem ser desenvolvidas na região estudada,
contribuindo para o financiamento da cadeia de valor visto que atualmente não acontece.
This research work compares the value chain business model of sweet potato produced in the
region of Passo Osvaldo Cruz, located in Caraá, with the value chain business models proposed
by the authors Miller and Jones (2010). The research, of a qualitative nature, was conducted
through a field study, which included interviews with rural producers in the studied region and
the elaboration of observation reports, and bibliographic material. The collected data showed
that the value chain models described by Miller and Jones (2010) do not match the model
observed in the research due to non-common characteristics between both and, mainly, due to
the lack of chain financing. At the end of the work it was possible to conclude that other forms
of business model of the sweet potato value chain can be developed in the studied region,
contributing to the financing of the value chain since it currently does not happen.