Show simple item record

dc.contributor.author Marlow, Sergio Luiz
dc.date.accessioned 2023-04-27T03:05:11Z
dc.date.available 2023-04-27T03:05:11Z
dc.date.issued 2021-04-05
dc.identifier.citation MARLOW, Sergio Luiz. Ensino de História, identidade nacional e imigração estrangeira no Brasil: desafios para uma proposta multicultural. Revista Brasileira de História & Ciências Sociais - RBHCS, Rio Grande (RS), v. 13, n. 25, p. 420–447, Edição Especial de 2021. ISSN 2175-3423 versão on-line. Semestral. DOI: https://doi.org/10.14295/rbhcs.v13i25.11600. Disponível em: https://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/11600. Acesso em: 23 abr. 2023. pt_BR
dc.identifier.issn 2175-3423
dc.identifier.uri https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10882
dc.description Artigo da Revista Brasileira de História & Ciências Sociais - RBHCS, v. 13, n. 25, p. 420–447, Edição Especial de 2021, publicado no município de Rio Grande (RS), pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG. pt_BR
dc.description.abstract O presente artigo propõe uma reflexão acerca do processo de formação étnica do povo brasileiro, levando-se em consideração a importância dos grupos de imigrantes que se deslocaram para o Brasil entre os séculos XIX e XX, bem como também das levas de imigrantes, numa nova dinâmica, nas primeiras décadas do século XXI. Ao mesmo tempo, procura entender a importância do Ensino de História pelo Estado Brasileiro enquanto fomentador de uma identidade nacional. Desta forma, esse artigo busca expressar a complexa relação entre identidades étnicas e identidade nacional brasileira através do Ensino de História, tendo como desafio uma prática educacional baseada na perspectiva do multiculturalismo. pt_BR
dc.description.abstract This article proposes a reflection on the process of ethnic formation of the Brazilian people, taking into account the importance of groups of immigrants who moved to Brazil between the 19th and 20th centuries, as well as the waves of immigrants, in a new dynamics in the first decades of the 21st century. At the same time, it seeks to understand the importance of the Teaching of History by the Brazilian State as a promoter of a national identity. Thus, this article seeks to express the complex relationship between ethnic identities and Brazilian national identity through the Teaching of History, having as a challenge an educational practice based on the perspective of multiculturalism. pt_BR
dc.description.abstract Este artículo propone una reflexión sobre el proceso de formación étnica del pueblo brasileño, teniendo en cuenta la importancia de los grupos de inmigrantes que se trasladaron a Brasil entre los siglos XIX y XX, así como las oleadas de inmigrantes, en una nueva dinámica en el primeras décadas del siglo XXI. Al mismo tiempo, busca comprender la importancia de la Enseñanza de la Historia por parte del Estado brasileño como promotor de una identidad nacional. Así, este artículo busca expresar la compleja relación entre las identidades étnicas y la identidad nacional brasileña a través de la Enseñanza de la Historia, teniendo como desafío una práctica educativa basada en la perspectiva del multiculturalismo. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Universidade Federal do Rio Grande - FURG pt_BR
dc.relation.ispartofseries Revista Brasileira de História & Ciências Sociais - RBHCS;v. 13, n. 25, p. 420–447
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Imigração pt_BR
dc.subject Identidade Nacional pt_BR
dc.subject Multiculturalismo pt_BR
dc.subject Immigrants pt_BR
dc.subject National Identity pt_BR
dc.subject Multiculturalism pt_BR
dc.subject Inmigración pt_BR
dc.subject Identidad Nacional pt_BR
dc.subject Multiculturalidad pt_BR
dc.title Ensino de História, identidade nacional e imigração estrangeira no Brasil: desafios para uma proposta multicultural pt_BR
dc.title.alternative History teaching, national identity and foreing immigration in Brazil: challenges for a multicultural proposal pt_BR
dc.title.alternative Enseñanza de Historia, identidad nacional e inmigración extranjera en Brasil: desafíos para una propuesta multicultural pt_BR
dc.type article pt_BR
dc.identifier.doi https://doi.org/10.14295/rbhcs.v13i25.11600 pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • ICHI - Artigos publicados em periódicos
  • Show simple item record