Abstract:
O presente artigo propõe uma reflexão acerca do processo de formação étnica do povo brasileiro, levando-se em consideração a importância dos grupos de imigrantes que se deslocaram para o Brasil entre os séculos XIX e XX, bem como também das levas de imigrantes, numa nova dinâmica, nas primeiras décadas do século XXI. Ao mesmo tempo, procura entender a importância do Ensino de História pelo Estado Brasileiro enquanto fomentador de uma identidade nacional. Desta forma, esse artigo busca expressar a complexa relação entre identidades étnicas e identidade nacional brasileira através do Ensino de História, tendo como desafio uma prática educacional baseada na perspectiva do multiculturalismo.
This article proposes a reflection on the process of ethnic formation of the Brazilian people, taking into account the importance of groups of immigrants who moved to Brazil between the 19th and 20th centuries, as well as the waves of immigrants, in a new dynamics in the first decades of the 21st century. At the same time, it seeks to understand the importance of the Teaching of History by the Brazilian State as a promoter of a national identity. Thus, this article seeks to express the complex relationship between ethnic identities and Brazilian national identity through the Teaching of History, having as a challenge an educational practice based on the perspective of multiculturalism.
Este artículo propone una reflexión sobre el proceso de formación étnica del pueblo brasileño, teniendo en cuenta la importancia de los grupos de inmigrantes que se trasladaron a Brasil entre los siglos XIX y XX, así como las oleadas de inmigrantes, en una nueva dinámica en el primeras décadas del siglo XXI. Al mismo tiempo, busca comprender la importancia de la Enseñanza de la Historia por parte del Estado brasileño como promotor de una identidad nacional. Así, este artículo busca expresar la compleja relación entre las identidades étnicas y la identidad nacional brasileña a través de la Enseñanza de la Historia, teniendo como desafío una práctica educativa basada en la perspectiva del multiculturalismo.
Description:
Artigo da Revista Brasileira de História & Ciências Sociais - RBHCS, v. 13, n. 25, p. 420–447, Edição Especial de 2021, publicado no município de Rio Grande (RS), pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG.