dc.contributor.author |
Andrioli, Luciana Regina |
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dc.contributor.author |
Faustino, Rosangela Célia |
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dc.date.accessioned |
2023-04-27T03:49:42Z |
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dc.date.available |
2023-04-27T03:49:42Z |
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dc.date.issued |
2021-04-05 |
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dc.identifier.citation |
ANDRIOLI, Luciana Regina; FAUSTINO, Rosangela Célia. Educação infantil indígena: o direito, a participação dos povos e as práticas institucionais. Revista Brasileira de História & Ciências Sociais - RBHCS, Rio Grande (RS), v. 13, n. 25, p. 622–650. : il. p&b; Edição Especial de 2021. ISSN 2175-3423 versão on-line. Semestral. DOI: https://doi.org/10.14295/rbhcs.v13i25.11997. Disponível em: https://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/11997. Acesso em: 25 abr. 2023. |
pt_BR |
dc.identifier.issn |
2175-3423 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10890 |
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dc.description |
Artigo da Revista Brasileira de História & Ciências Sociais - RBHCS, v. 13, n. 25, p. 622–650. : il. p&b; Edição Especial de 2021, publicado no município de Rio Grande (RS), pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Dados Censitários (INEP, 2017), indicam um expressivo aumento no número de matrículas na educação básica nas escolas localizadas em Terras Indígenas. Discutimos neste artigo a Educação Infantil Indígena, tema pouco abordado, e um direito recente no Brasil. Problematizamos as políticas e orientações para essa etapa da educação básica, a participação indígena e o papel das famílias na educação infantil em uma comunidade Kaingang no Paraná, evidenciando aspectos da infância e da educação indígena, a formação e os dados sobre os professores da educação infantil, o espaço, as práticas e materiais didáticos, buscando explicitar a inserção da criança indígena na escola com a presença de mães indígenas que acompanham o processo. Essas discussões resultam de uma pesquisa documental e empírica com aporte da Teoria Histórico-Cultural. Os resultados evidenciam que os povos indígenas, em sua resistência organizada, atuam em espaços institucionais locais e governamentais, visando à inclusão no sistema de ensino, porém com ações para ressignificá-lo. |
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dc.description.abstract |
Census data (INEP, 2017) indicate a significant increase in the number of enrollments in basic education in schools located in Indigenous Lands. In this article, we discuss Indigenous Early Childhood Education, a topic rarely discussed, and a recent right in Brazil. We problematize policies and guidelines for this stage of basic education, indigenous participation and the role of families in early childhood education in a Kaingang community in Paraná, highlighting aspects of childhood and indigenous education, training and data on early childhood education teachers , space, practices and teaching materials, seeking to explain the inclusion of indigenous children in school with the presence of indigenous mothers who accompany the process. These discussions are the result of documental and empirical research supported by Historical-Cultural Theory. The results show that indigenous peoples, in their organized resistance, act in local and governmental institutional spaces, aiming at inclusion in the education system, but with actions to re-signify it. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Los datos del censo (INEP, 2017) indican un aumento significativo en el número de matrículas en educación básica en escuelas ubicadas en Tierras Indígenas. En este artículo, discutimos la Educación Infantil Indígena, un tema poco discutido y un derecho reciente en Brasil. Problematizamos políticas y orientaciones para esta etapa de la educación básica, la participación indígena y el papel de las familias en la educación inicial en una comunidad Kaingang de Paraná, destacando aspectos de la educación infantil e indígena, formación y datos sobre docentes de educación inicial, espacio, prácticas y materiales didácticos, buscando explicar la inclusión de los niños indígenas en la escuela con la presencia de madres indígenas que acompañan el proceso. Estas discusiones son el resultado de investigaciones documentales y empíricas apoyadas en la Teoría Histórico-Cultural. Los resultados muestran que los pueblos indígenas, en su resistencia organizada, actúan en espacios institucionales locales y gubernamentales, buscando la inclusión en el sistema educativo, pero con acciones para resignificarlo. |
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dc.language.iso |
por |
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dc.publisher |
Universidade Federal do Rio Grande - FURG |
pt_BR |
dc.relation.ispartofseries |
Revista Brasileira de História & Ciências Sociais - RBHCS;v. 13, n. 25, p. 622–650 |
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dc.rights |
open access |
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dc.subject |
Crianças Kaingang |
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dc.subject |
Educação Infantil Indígena |
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dc.subject |
Professores Indígenas |
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dc.subject |
Kaingang children |
pt_BR |
dc.subject |
Indigenous Early Childhood Education |
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dc.subject |
Indigenous Teachers |
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dc.subject |
Niños Kaingang |
pt_BR |
dc.subject |
Educación Infantil Indígena |
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dc.subject |
Maestros Indígenas |
pt_BR |
dc.title |
Educação infantil indígena: o direito, a participação dos povos e as práticas institucionais |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Indigenous early childhood education: law, peoples' participation and institutional practices |
pt_BR |
dc.title.alternative |
La educación inicial indígena: el derecho, la participación de los pueblos y las prácticas institucionales |
pt_BR |
dc.type |
article |
pt_BR |
dc.identifier.doi |
https://doi.org/10.14295/rbhcs.v13i25.11997 |
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