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dc.contributor.author Bercito, Sonia Deus Rodrigues
dc.date.accessioned 2023-05-03T22:43:28Z
dc.date.available 2023-05-03T22:43:28Z
dc.date.issued 2020-12-11
dc.identifier.citation BERCITO, Sonia Deus Rodrigues. A “mocidade brasileira” em formação: concepções e investimentos sobre os corpos jovens. Revista Brasileira de História & Ciências Sociais - RBHCS, Rio Grande (RS), v. 12, n. 24, p. 93–118, jul./dez., 2020. ISSN 2175-3423 versão on-line. Semestral. DOI: https://doi.org/10.14295/rbhcs.v12i24.12063. Disponível em: https://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/12063. Acesso em: 2 maio. 2023. pt_BR
dc.identifier.issn 2175-3423
dc.identifier.uri https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10922
dc.description Artigo da Revista Brasileira de História & Ciências Sociais - RBHCS, v. 12, n. 24, p. 93–118, jul./dez., 2020, publicado no município de Rio Grande (RS), pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG. pt_BR
dc.description.abstract Durante as décadas de 1930 e 1940 no Brasil, discursos que tinham como foco a infância e a juventude oriundos de dois campos diferentes se encontravam na intenção de formar corpos fortes, dóceis e disciplinados. A Educação Física oferecia uma visão militarizada no âmbito do estado autoritário e de seu projeto de construção nacional. Somava-se a isso o discurso dos primeiros médicos do trabalho que colocava em evidência a necessidade de cuidar e proteger os organismos em formação de crianças e jovens cuja presença nas fábricas exigia cuidados específicos. A partir dos investimentos sobre o físico, pretendia-se modelar o seu caráter. A disciplinarização do corpo levaria à do espírito, à obediência e ao controle da vontade. pt_BR
dc.description.abstract During the 1930s and 1940s in Brazil, discourses that focused on childhood and youth from two different fields were intended to form strong, docile and disciplined bodies. Physical Education offered a militarized view within the scope of the authoritarian state and its national construction project. Added to this was the discourse of the first occupational physicians, who highlighted the need to care for and protect the developing bodies of children and young people whose presence in factories required specific care. From the investments on the physique, it was intended to model its character. Disciplining the body would lead to disciplining the spirit, obeying and controlling the will. pt_BR
dc.description.abstract Durante las décadas de 1930 y 1940 en Brasil, los discursos que enfocaban la niñez y la juventud desde dos campos diferentes pretendían formar cuerpos fuertes, dóciles y disciplinados. La Educación Física ofreció una mirada militarizada en el marco del Estado autoritario y su proyecto de construcción nacional. A esto se sumaba el discurso de los primeros médicos del trabajo, quienes destacaban la necesidad de cuidar y proteger los cuerpos en desarrollo de los niños y jóvenes cuya presencia en las fábricas requería cuidados específicos. A partir de las inversiones en el físico, se pretendía modelar su carácter. Disciplinar el cuerpo llevaría a disciplinar el espíritu, obedeciendo y controlando la voluntad. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Universidade Federal do Rio Grande - FURG pt_BR
dc.relation.ispartofseries Revista Brasileira de História & Ciências Sociais - RBHCS;v. 12, n. 24, p. 93–118
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Corpos jovens pt_BR
dc.subject Disciplina pt_BR
dc.subject Nacionalismo pt_BR
dc.subject Young bodies pt_BR
dc.subject Discipline pt_BR
dc.subject Nationalism pt_BR
dc.subject Cuerpos jóvenes pt_BR
dc.subject Hacer disciplina pt_BR
dc.subject Nacionalismo pt_BR
dc.title A “mocidade brasileira” em formação: concepções e investimentos sobre os corpos jovens pt_BR
dc.title.alternative The “Brazilian youth” in formation: conceptions and investments on young bodies pt_BR
dc.title.alternative La formación de la “mocidade” brasileña: conceptos e inversiones sobre los cuerpos jóvenes pt_BR
dc.type article pt_BR
dc.identifier.doi https://doi.org/10.14295/rbhcs.v12i24.12063 pt_BR


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