Abstract:
Este artigo tem, como finalidade, situar os direitos humanos, em particular os direitos reconhecidos à infância e à adolescência, a partir de suas premissas históricas, como desdobramentos do conflituoso século XX, cenário de duas guerras mundiais e de conflitos armados em várias partes do mundo, com inegável impacto sobre crianças e adolescentes. Ao elenco de decisões emanadas da Organização das Nações Unidas (ONU), acrescenta as discussões sobre o teor da Constituição Federal de 1988 quanto ao reconhecimento desses direitos no Brasil, as contestações de que são objeto, sua recorrente violação. Finalmente, reflete sobre o direito à informação como suporte dos demais direitos reconhecidos a crianças e adolescentes e, por esse meio, como fundamento de uma sociedade democrática disposta a firmar-se no presente e a sobreviver no futuro.
The purpose of this article is to situate human rights, in particular the rights recognized to children and adolescents, based on their historical premises, such as developments in the conflicting 20th century, the scene of two world wars and armed conflicts in various parts of the world. world, with an undeniable impact on children and adolescents. To the list of decisions issued by the United Nations (UN), it adds discussions on the content of the Federal Constitution of 1988 regarding the recognition of these rights in Brazil, the challenges to which they are subject, their recurrent violation. Finally, it reflects on the right to information as a support for the other rights recognized to children and adolescents and, by this means, as the foundation of a democratic society willing to establish itself in the present and to survive in the future.
El presente artículo tiene por objeto situar los derechos humanos, en particular los derechos reconocidos a los niños, niñas y adolescentes, a partir de sus premisas históricas, tales como el desarrollo del conflictivo siglo XX, escenario de dos guerras mundiales y conflictos armados en diversas partes del mundo, con un impacto innegable en la niñez y la adolescencia. A la lista de decisiones emitidas por la Organización de las Naciones Unidas (ONU), agrega discusiones sobre el contenido de la Constitución Federal de 1988 en cuanto al reconocimiento de estos derechos en Brasil, los desafíos a los que están sujetos, su recurrente violación. Finalmente, se reflexiona sobre el derecho a la información como soporte de los demás derechos reconocidos a los niños, niñas y adolescentes y, por ende, como fundamento de una sociedad democrática dispuesta a consolidarse en el presente y sobrevivir en el futuro.
Description:
Artigo da Revista Brasileira de História & Ciências Sociais - RBHCS, v. 12, n. 24, p. 198–233, jul./dez., 2020, publicado no município de Rio Grande (RS), pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG.