Abstract:
O presente estudo pretende analisar as bases teóricas adotadas para tratar da noção de infância e de adolescência e como os direitos destes se instituem na América Latina, a partir da perspectiva colonial e decolonial. Com base em estudos bibliográficos, aponta-se o que é a colonialidade e o que são estudos decoloniais; aborda-se a construção da noção de infância e adolescência na Europa e como essa foi trazida à América Latina; analisa-se a construção dos direitos das crianças e adolescentes, principalmente a partir da ONU e do UNICEF, e como isso transferiu-se para a América Latina, em especial ao Brasil. As análises realizadas evidenciam que a construção europeia da noção de infância e adolescência e de seus direitos foi levada à América Latina e se mantém através, principalmente, da colonialidade do poder, do ser, do corpo e do saber implicando em uma formulação e padronização dos sujeitos aos moldes eurocêntricos.
The present study intends to analyze the theoretical bases adopted to deal with the notion of childhood and adolescence and how their rights are instituted in Latin America, from the colonial and decolonial perspective. Based on bibliographical studies, it points out what coloniality is and what decolonial studies are; the construction of the notion of childhood and adolescence in Europe is approached and how it was brought to Latin America; the construction of the rights of children and adolescents is analyzed, mainly from the UN and UNICEF, and how this was transferred to Latin America, especially to Brazil. The analyzes carried out show that the European construction of the notion of childhood and adolescence and their rights was taken to Latin America and is maintained mainly through the coloniality of power, being, body and knowledge, implying a formulation and standardization of subject to Eurocentric molds.
El presente estudio se propone analizar las bases teóricas adoptadas para abordar la noción de niñez y adolescencia y cómo se instituyen sus derechos en América Latina, desde la perspectiva colonial y decolonial. Con base en estudios bibliográficos, señala qué es la colonialidad y qué son los estudios decoloniales; se aborda la construcción de la noción de niñez y adolescencia en Europa y cómo fue llevada a América Latina; Se analiza la construcción de los derechos de los niños y adolescentes, principalmente desde la ONU y UNICEF, y cómo esto se trasladó a América Latina, especialmente a Brasil. Los análisis realizados muestran que la construcción europea de la noción de niñez y adolescencia y sus derechos fue llevada a América Latina y se mantiene principalmente a través de la colonialidad del poder, el ser, el cuerpo y el saber, implicando una formulación y estandarización del sujeto a moldes eurocéntricos.
Description:
Artigo da Revista Brasileira de História & Ciências Sociais - RBHCS, v. 12, n. 24, p. 284–312, jul./dez., 2020, publicado no município de Rio Grande (RS), pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG.