Os processos de escolarização na escola normal de Sapiranga/RS (1963-1966)

Souza, José Edimar de

Abstract:

 
O artigo busca compreender como se desenvolveu o processo de escolarização na escola Normal de Sapiranga, entre os anos de 1963-1966, primeiros anos de instalação do curso no município. A pesquisa analisa memórias orais e arquivadas, sob a perspectiva da história cultural e valendo-se da metodologia da história oral e análise documental. O corpus empírico origina-se de documentos produzidos pela metodologia da história oral e excertos de jornais. A memória é analisada como documento e contribui para construção narrativa sobre o processo de implantação e primeiros tempos dessa instituição escolar. A implantação da instituição contribuiu não apenas para formar professores para a cidade, percebe-se a constituição de uma possibilidade de escolarização que modificou culturalmente esse lugar.
 
The article seeks to understand how the schooling process was developed at the Normal School of Sapiranga, between the years 1963-1966, the first years of installation of the course in the municipality. The research analyzes oral and archived memories, from the perspective of cultural history and using the methodology of oral history and document analysis. The empirical corpus originates from documents produced by the methodology of oral history and excerpts from newspapers. Memory is analyzed as a document and contributes to the construction of a narrative about the implantation process and the early days of this school institution. The implantation of the institution contributed not only to train teachers for the city, it is perceived the constitution of a possibility of schooling that culturally modified this place.
 
El artículo busca comprender cómo se desarrolló el proceso de escolarización en la Escuela Normal de Sapiranga, entre los años 1963-1966, primeros años de instalación del curso en el municipio. La investigación analiza las memorias orales y de archivo, desde la perspectiva de la historia cultural y utilizando la metodología de la historia oral y el análisis documental. El corpus empírico se origina a partir de documentos producidos por la metodología de la historia oral y extractos de periódicos. La memoria se analiza como documento y contribuye a la construcción de una narrativa sobre el proceso de implantación y los inicios de esta institución escolar. La implantación de la institución contribuyó no sólo a formar maestros para la ciudad, sino que se percibe la constitución de una posibilidad de escolarización que modificó culturalmente este lugar.
 

Description:

Artigo da Revista Brasileira de História & Ciências Sociais - RBHCS, v. 12, n. 24, p. 371–395. : il. color; jul./dez., 2020, publicado no município de Rio Grande (RS), pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG.

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