Abstract:
Tombado como patrimônio histórico, o Cine Theatro Capitólio foi fundado em 1928, em Porto Alegre, Estado do Rio Grande do Sul, no Brasil. Até 1994 o prédio era um local onde pessoas de diferentes idades e formações se reuniam para assistir a um bom filme ou apenas passar bons momentos juntos. Após algumas medidas políticas que afectaram a área patrimonial a comunidade decidiu organizar uma Associação de Amigos do Cinema que apelava a um trabalho de investigação sobre as tradições e vivências orais naquele local, de forma a salvaguardar as narrativas sociais que representavam. A coleta de dados e a gravação das entrevistas ocorreram entre 2006 e 2007. As pessoas falaram de suas memórias no Capitólio, criando um importante registro de uma identidade social que aparentemente não estava relacionada a filmes, mas sim a contatos sociais. Este artigo, por meio de estudos teóricos e culturais, propõe uma reflexão sobre a memória social que se confunde com a memória do sítio histórico. As narrativas são sobre pessoas e uma construção específica em uma comunidade, mas os resultados delineiam um trabalho de pesquisa sobre a identidade de um modo moderno de socializar que é em sentido amplo epistemológico.
Registered as historic site, the Cine Theatro Capitólio was founded in 1928, in Porto Alegre, State of Rio Grande do Sul, in Brazil. Until 1994 the building was a place where people of different ages and backgrounds used to meet to enjoy a good movie or just have a good time together. After some political measures affecting the patrimony area the community decided to organize a Cinema Friends Association that called for a research work on the oral traditions and experiences in that place, in order to safeguard the social narratives that they represented. Data collection and interview recordings took place between 2006 and 2007. People spoke of their memories at the Capitólio, creating an important register of a social identity which apparently was not related to films but was rather linked with social contacts. This paper, using theoretical and cultural studies, proposes a reflection about the social memory which mixes itself with the historic site memory. Narratives are about people and a specific building in a community, but the results delineate a research work about the identity of a modern way of socializing which is in a large sense epistemological.
Catalogado como patrimonio histórico, el Cine Theatro Capitólio fue fundado en 1928, en Porto Alegre, Estado de Rio Grande do Sul, Brasil. Hasta 1994 el edificio era un lugar donde personas de diferentes edades y procedencias se reunían para ver una buena película o simplemente pasar tiempo de calidad juntos. Luego de algunas medidas políticas que afectaron el área patrimonial, la comunidad decidió organizar una Asociación de Amigos del Cine que convocó a un trabajo de investigación sobre las tradiciones y vivencias orales en ese lugar, con el fin de salvaguardar las narrativas sociales que representaban. La recolección de datos y el registro de las entrevistas ocurrieron entre 2006 y 2007. Las personas hablaron de sus recuerdos en el Capitólio, creando un registro importante de una identidad social que aparentemente no estaba relacionada con las películas, sino con los contactos sociales. Este artículo, a través de estudios teóricos y culturales, propone una reflexión sobre la memoria social que se confunde con la memoria del sitio histórico. Las narrativas son sobre personas y una construcción específica en una comunidad, pero los resultados perfilan un trabajo de investigación sobre la identidad de una forma moderna de socializar que es, en un sentido amplio, epistemológica.
Description:
Artigo da Revista Brasileira de História & Ciências Sociais - RBHCS, v. 12, n. 24, p. p. 477–488. : il. color; jul./dez., 2020, publicado no município de Rio Grande (RS), pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG.