dc.description.abstract |
Vivemos a diversidade diariamente, seja no âmbito familiar, social, escolar e de
trabalho, o que falta é a formação para nos constituirmos, coletivamente, como tal.
Com essa proposta, o Curso de Aperfeiçoamento de Professores para Atendimento
Educacional Especializado na Perspectiva da Educação Inclusiva, oferecido pela
Universidade Federal do Rio Grande – FURG, proporcionou, aos professores do ensino
regular, aprendizagens, direcionamentos, procedimentos e reflexões sobre estratégias para
a inclusão acontecer nas escolas.
Acreditamos na formação de professores atentos às necessidades e, principalmente,
às especificidades de seus alunos para que tenham oportunidade e acesso aos materiais de
ensino de qualidade e que os façam avançar em suas potencialidades.
Dessa forma, o livro Salas de Recursos Multifuncionais: Tecnologia Assistiva na
Escola Inclusiva lança um olhar sobre a diversidade, à aquisição da linguagem oral e escrita,
sob o educando e seu talento, à deficiência visual e ao ser surdo e suas especificidades a fim
de contribuir para uma formação inclusiva, de fato.
Convém salientar que este livro reporta um apanhado das vivências de inclusão das
alunas e das professoras dos cursos de aperfeiçoamento oferecidos nos anos de 2012, 2013
e 2014. Logo, o referencial teórico utilizado nos artigos redigidos pelas alunas é aquele que
disponibilizado durante a realização do referido curso. Para suprir a lacuna de referencial
teórico mais atualizado, acrescentamos Apêndice com sugestões de livros publicados
recentemente.
Ao leitor, oferecemos a (re)leitura desse olhar e que possa constituí-lo mais diverso. |
pt_BR |