Salas de Recursos Multifuncionais: Tecnologia Assistiva na Escola Inclusiva
Abstract:
Vivemos a diversidade diariamente, seja no âmbito familiar, social, escolar e de trabalho, o que falta é a formação para nos constituirmos, coletivamente, como tal. Com essa proposta, o Curso de Aperfeiçoamento de Professores para Atendimento Educacional Especializado na Perspectiva da Educação Inclusiva, oferecido pela Universidade Federal do Rio Grande – FURG, proporcionou, aos professores do ensino regular, aprendizagens, direcionamentos, procedimentos e reflexões sobre estratégias para a inclusão acontecer nas escolas. Acreditamos na formação de professores atentos às necessidades e, principalmente, às especificidades de seus alunos para que tenham oportunidade e acesso aos materiais de ensino de qualidade e que os façam avançar em suas potencialidades. Dessa forma, o livro Salas de Recursos Multifuncionais: Tecnologia Assistiva na Escola Inclusiva lança um olhar sobre a diversidade, à aquisição da linguagem oral e escrita, sob o educando e seu talento, à deficiência visual e ao ser surdo e suas especificidades a fim de contribuir para uma formação inclusiva, de fato. Convém salientar que este livro reporta um apanhado das vivências de inclusão das alunas e das professoras dos cursos de aperfeiçoamento oferecidos nos anos de 2012, 2013 e 2014. Logo, o referencial teórico utilizado nos artigos redigidos pelas alunas é aquele que disponibilizado durante a realização do referido curso. Para suprir a lacuna de referencial teórico mais atualizado, acrescentamos Apêndice com sugestões de livros publicados recentemente. Ao leitor, oferecemos a (re)leitura desse olhar e que possa constituí-lo mais diverso.
Description: